Foi no final do ano 2011/2012, e um dia antes e um dia depois desses destinos, paramos na cidade de "Nuestros Hermanos Argentinos"...Buenos Aires...Já que a viagem seria um pouco cansativa em tempo de vôo: 3:40min até Ushuaia (partindo de BsAs)!
Saímos de manhã de SP com destino à BsAs (2:15min), e pudemos chegar ainda de dia para aproveitar um pouco e conhecer um bairro que ainda não conhecíamos, já que em 2007 fizemos uma viagem para Buenos Aires/Montevideo/Punta Del Leste, porém, tiveram alguns locais que não deu tempo...Como PALERMO VIEJO...Tipo um bairro VILA MADALENA, no quesito, lojinhas de designer, restaurantes e barzinhos...Muito bacana mesmo...E nos fins de semana, ainda rola uma feirinha bem bacana, segundo a minha irmã (que infelizmente, não deu para vermos, pois estávamos em pleno feriado de Natal...Mas, fica para uma 3a ida à Buenos Aires...rs).
Bom...ótimo...comemos nosso Ojo de Bife (aquela típica carne alta e suculenta porteña)...provamos uma outra cerveja argentina, saindo da Norteña e Quilmes, chamada IMPERIAL, passeamos pelo bairro dos outlets próximo dali: VILLA CRESPO (Mas, confesso que não curti muito, a não ser as lojinhas típicas da região, que são mais de designer...Embora, tenha lojas como NORTH FACE, PUMA, ADIDAS, CACHARREL...Mas, acho também que foi porque nosso espírito não era o de comprar, mas o de chegar logo na tão sonhada PATAGONIA ARGENTINA).
Lo de Jesus...Cerveja IMPERIAL + Cubierto (Covert) |
Embarque à USHUAIA..."El culo del Mundo"!
A viagem demorou bastante...3:40 min!!!!!!!!!!saímos de madrugada de BsAs...e o bom foi que chegamos de manhã cedo e deu para curtir bastante um passeio + "desayuno", antes do chekin no hotel (sim...isso foi meio chato...chekin apenas depois das 11:00)! Mas, amamos, porque eu havia pesquisado alguns restaurantes locais e conhecemos um que bateu bem com a indicação :) Comemos o melhor e maiorrrr panini já visto...E até exageramos, porque 1 daria para compartirmos entre os dois (fomos eu e meu namorido Claudio nessa viagem). O clau pediu o dele de "jamo y queso" como o meu...porém queso BRIE...E até estranhei aquela hora da manhã, já que é um queijo meio forte...porém, o dele estava 10 a 0 no meu...o Brie para terem uma idéia, era cortado certinho no tamanho do pão redondo...e numa fatia mediana...nada exagerado...o que deixou o sabor incrível e nada forte!
Pedimos também a famosa "Media Luna dulce"...Que são os famosos croissants portenhos, com pinceladas em cima adocicada...Hummmmmm, nada melhor!!!!!
O lugar: EL ALMACEN RAMOS GENERALES...E fica na rua principal em frente ao porto...Av. Maipu 749. Há também opções para almoço e jantar, vinhos, cervejas/etc...Já que funciona como Restaurante, Bar, Vinoteca e Padaria!
Conhecendo USHUAIA...Vamos aproveitar a deixa do Ramos Generales, como um dos lugares aprovados para comer, e vamos seguir nesse quesito no nosso TOP 10 - ONDE COMER - e falar também, sobre nossa cidade seguinte na Patagônia: EL CALAFATE...:
ONDE COMER
Os hotéis sempre oferecem pacotes com café da manhã...Portanto, algo a menos para o que se preocupar...Apesar de que, eventualidades como a nossa acontecem, para o caso de chegarem antes do horário do chekin do hotel.
Masssss, para aqueles que adoram tomar um cházinho (Eles amam chá...Sempre perguntam no restaurante café ou "Té" após as refeições)...ou cafézinho com algum quitute no fim de tarde, há uma segunda e terceira opção, tem tanto em USHUAIA quanto em EL CALAFATE: LAGUNA NEGRA = Que nada mais é que uma
lojinha maravilhosa de chocolates (para comer ali mesmo ou para levar ou dar de lembrança da viagem). Além disso, tem chocolate quente, café, chá para tomar ali mesmo em uma das mesinhas do pequeno ambiente...Fora as compotas de geléia, doce de leite, enlatados de salmão, truta defumados, cervejas da região, etc...VALE A IDA, nem que seja apenas para comprar umas coisinhas típicas da viagem para presentear ou mesmo para quem gosta de reunir amigos e familia na volta!
Como os passeios são sempre de meio dia ou dia inteiro, o que resta para a parte de refeição geralmente é almoço, para os passeios de meio dia, já que retornam por volta das 15:00...Ou jantar, para os passeios de dia inteiro, já que o retorno é as 17:00/18:00, e o almoço geralmente está incluso (como é o caso do passeio 4X4, que visita os lagos Escondido e Fagunino em USHUAIA).
USHUAIA
Nos passeios de meio período, como é o caso do barco, que nos leva para ver a ilha dos pinguins e o farol do fim do mundo, não se preocupem, pois há um bar dentro do barco que serve café/chá/bebidas alcólicas e não alcólicas, e algumas coisas para beliscar! Portanto, não chegarão famintos a ponto de não pararem no hotel para um banho e descanso antes do jantar...
Há pubs também, espalhados pela cidade...Nós não chegamos a ir, porque sempre optávamos por jantar (a não ser nos dias em que não tinhamos passeio pela manhã), e como os passeios eram bem cedo, desistíamos de emendar a noitada...rs!
Mas, um Pub que anotei, vi e infelizmente não fomos, foi o IRISH PUB...Que fica numa travessa da Av. S.Martin! E outro que não lembro o nome, mas que era na esquina esquerda do nosso hotel LOS NARANJOS, e parecia super bacana...No início da Av. San Martín!
* Restaurante BODEGON FUEGUINO = Esse é um lugar fofo, a começar pelo tipo de mobilia, rústica, com bancos e mesas de madeira...E os assentos são um show a parte: Com pele de carneiro para aquecer o cliente nos tempos frios, além de dar um charme :)
O ambiente além de agradável, tem atendentes muiiito bacanas...super atenciosos, e bem longe dos que estamos acostumados a sermos atendidos em Buenos Aires!
Comemos muito bem aí: Cordeiro Patagonico, porém não o tão falado cordeiro ASSADO (aquele em que o cordeiro fica assando horas na lenha, geralmente posicionada bem na vitrine da frente do restaurante), porque o daí é de forno, mas tão bom quanto, e com temperos/molhos incríveis...
Para quem gosta de pimenta, tem um com molho de pimenta do reino, porém com a semente mesmo...e ao molho tipo madeira!
Para os que gostam de cogumelos: shimeji, também comemos um delicioso :)
Para acompanhar sempre PAPAS FRITAS e cerveja BEAGLE...muito boa a Rubia = clara e a Roja = vermelha...A "negra" = escura, achamos bem forte!
* Restaurante MARIA LOLA RESTÔ = Para quem gosta de cozinha regional com toque GOURMET, vai amar esse restaurante...Mas, prepare o bolso, pois uma refeição para dois com entreda para compartir + 2 cervejas + prato individual + sobremesa, sai mais ou menos uns $ 500 (pesos)...Isso mesmo! Foi o restaurante mais caro que fomos na Patagonia...E olha que lá (Ushuaia/El Calafate) um jantar/almoço à dois, não sai menos que $ 250...!
Mas, não pesem que não vale a pena...VALE MUIIIITO!!!! Comemos o melhor peixe da região, com um sabor inacreditável: MERLUZA NEGRA...Além de uma entradinha tipo degustação com a famosa Centolla (King Craib).
O lugar é muito bacana também...Não fica nas avenidas principais: S.Martin ou Maipú...É uma travessa delas...Na esquina! Mas, tem uma plaquinha indicando! Fica no alto e de todas as janelas do restaurante, da para ver a vista maravilhosa de Ushuaia...do porto...dos veleiros ancorados...das montanhas ao redor...Muito lindo! As mesinhas dessas áreas de janelas, são bem concorridas...claro...Algumas são altas, estilo bar, mas super confortáveis!
O restaurante por fora, tem uma arquitetura que lembra um container prateado!
* Restaurante e Bar KUAR = Que lugar é esse...!!!!! Lindo, aconchegante, com uma vista maravilhosa, que parece que estamos dentro de um navio...de tão perto do mar que ele foi locado...! Todo em pedra e madeira...Com lareira...E o bom é que você pode conhece-lo de duas forma: Jantando ou apenas tomando algo na área do bar! Que foi o que nós fizemos, a princípio...rs...Pois, ao olharmos os pratos não aguentamos ficar só na entradinha de camarão (empanado ao molho agridoce + cerveja), e pedimos um Beef de Chorizo...Que dividimos...Já que havíamos almoçado no Lola Restô e fomos mesmo no Kuar mais para conhecer, pois no site as fotos eram incríveis...E confirmo e APROVO!
É um restaurante que precisa ir de taxi..Mas, não se preocupem, taxi aí é muito barato!
* OUTROS LOCAIS que não fomos, mas que algumas pessoas que conhecemos na viagem foram: LA ESTANCIA (para comer o famoso Cordero Patagonio ASADO)...Alguns falaram bem, outros nem tanto...É um preço fixo, tipo churrascaria, onde tem vários cortes de carne/linguiça/etc + Buffet de salada a vontade!
TIA ELVIRA (para comer o KING CRAIB = Centolla)...Vários sites dizem que, é o melhor lugar para comer esta centolla...E alguns dos viajantes que conhecemos realmente confirmaram...PERDEMOS :(
EL CALAFATE
Nossas experiências gastronômicas em El Calafate, por incrivel que pareça, não foram muuuito satisfatórias não :( Isso, porque quando você chega à cidade, parece que você está chegando em Campos do Jordão...Campestre chique!...Então é claro, que suas expectativas para tudo aumenta...Mas, foi justamente o inverso que nos ocorreu...Achamos El Calafate muuuito turística...D+++...E por isso, creio que nos decepcionamos...Porque coisas para turista, pelo menos pra gente, não rola...FUGIMOS SEMPRE! Comida congelada, passeios meia-boca...Precisamos ir por conta própria, ou indicados por algum site ou revista...e pesquisamos ainda e muito para ver se vale a pena!
Bom...Vamos lá...Não se decepcionem também, com o meu desabafo...rsrs...El Calafate, é liiiiiiinda, limpa, quente (pelo menos na época em que fomos - dezembro/janeiro)!...E tem muiiiiita coisa a oferecer...Principalmente os tão esperados de toda a viagem...GLACIARES...Em especial PERITO MORENO...Mas, vamos voltar ao nosso quesito ONDE COMER:
No primeiro dia, fomos à um restaurante bem arrumado, caro, porque eu havia visto em sites, blogs, revistas etc...CASIMIRO BIGUÁ - Parrilla e Asador...Fica na avenida principal de El Calafate...Nõa tem erro!
Bom... mesmo com todas estas pesquisas que faço Pré-Viagem, foi a primeira vez que nos decepcionamos...Acho que, porque queríamos tanto ter comido o tal CORDERO ASADO em Ushuaia, e não deu tempo, porque as opções de restaurantes lá eram incríveis...Que quando chegou em El Calafate, fomos direto nesse que nos oferecia o tal cordeiro...! Lugar fofo, atendentes + -, cordeiro OK...
Sim a carne estava bem assada, no ponto certo, suculenta etc, porém...Pouca carne e muito osso!!!! E quando fomos dizer ao garçom, ele nem nos deu ouvido, de ao menos trazer um mísero pedaço á mais para agradar o cliente ou dar uma explicação mais plausível...:"O cordeiro que fazemos é pequeno e magrinho"...Essa foi a resposta...AFFFFF! Acabou com a nossa imagem do restaurante...!
OK...Saboreamos o cordero, bebemos a cerveja típica da região SHOLKEN...! E pode ser, que a sorte de vocês sejam melhor na próxima vez...Ainda mais se ressaltarem este caso! Ou se derrepente, pedirem dois pratos desse, e não um para compartir...Assim ninguém sai perdendo...rs!
Bom, outro lugar que fomos...Dessa vez para jantar, foi num restaurante que também havia pesquisado, e ficava bem próximo do nosso hotel, também na avenida principal, porém mais para o final dela...LAS BARRICAS ASADOR...Aí bebemos a cerveja argentina Antares "rubia" y "roja"...Muito boa!
E na hora da pedida do prato, como estávamos com um outro casal que conhecemos no hotel, pedimos "parrillada"...Porque a Angélica, que mora em NY há 3 anos, nunca tinha experimentado...!Então, acompanhamos a pedida...Porém, sabendo que nossa experiência em BsAs não havia sido das melhores também, quanto a este prato...em 2007...!
Mas, aí foi bom sim...Estava apreciável o prato...quer dizer, a chapa...rsrs! Apesar, de que vem muitas carnes miúdas que não me apetecem...rs :(
Quanto ao assunto bares: aí vai uma dica muito boa: BORGES Y ALVAREZ LIBROBAR...Uma espécie de cafeteria e bar, com livros à disposição dos clientes para leitura...Super fofo de madeira, no segundo piso...e vista para as lojinhas que ficam no mini-shopping em baixo...Ou se preferir, pode sentar em uma das mesinhas mesmo do térreo, para olhar o movimento da rua e das lojas!
Aí tomamos uma cerveja artesanal patagônica...BERLINA...ótima! e comemos os petisquinhos que eles mesmos servem...amendoim,etc num potinho!...Valeu o fim de tarde ;)
Mas, também tinham carnes, como chorizo, cordero, frango, linguiça de chorizo também, etc! A linguiça de chorizo até comemos, mas ainda prefiro a dos nossos restaurantes do Brasil...:) Mais tostadinhas!!!!
ONDE FICAR
USHUAIA
Apesar de ser uma cidade típica "pesqueira", aos nossos olhos, digamos assim...Existem inúmeros tipos de acomodações para agradar à todos: desde as mais econômicas às mais luxuosas!
Nós ficamos num hotel localizado na S.Martín: LOS NARANJOS...Na verdade escolhemos pelo pacote que fechamos com a operadora. Existiam 2 opções...Uma com 3 hotéis (BsAs/Ushuaia/ElCalafate) mais Standard (que foi a nossa), e uma mais superior!
Nós não temos nada a reclamar: Café da manhã, habitação e melhor ainda, localização ÓTIMOS...Tudo bem limpo, e ainda com wifi e internet em dois computadores também acessíveis na área da recepção! Os atendentes também, suuuper atenciosos, inclusive emprestaram um adaptador para minha máquina e celular, já que as tomadas ali são diferentes das do Brasil!
A opção onde os hotéis eram numa categoria superior, a diferença era que tinham piscina aquecida e massagem, e uma vista mais privilegiada do lago...Porém, ficavam bem afastados do "centro", e você teria que ficar a disposição do serviço de translado do hotel, com horas determinadas (particularmente já tive uma experiência de hotel afastado em Athenas, quando fui com minha mãe, não foi tão agradavel o sitema de translados do hotel, porque você fica muito preso aos horários deles, e com isso, sempre acabávamos pegando um taxi, com a perda dos horários...rs)!
EL CALAFATE
ONDE COMPRAR
USHUAIA
Na Calle S.Martín, paralela à Av.Maipú (principal em frente ao Porto), você vai encontrar tudo o que procura...De restaurantes à Cafeterias/Pubs, à lojas de roupa/acessórios/couro/souvenirs e até à um DUTTY FREE...Isso mesmo...Ushuaia tem seu Dutty Free dentro da cidade! Dizem que os preços aí são mais baratos até que em Buenos Aires :) Portanto, aqueles que estão interessados em comprar, não podem deixar de dar um pulinho por lá...!
EL CALAFATE
Na Av. Libertador, que é tida como a principal de El Calafate já que cruza a cidade toda praticamente, há inúmeras opções de lojas, restaurantes, bares, casas de câmbio, etc!
O QUE FAZER
USHUAIA
Existem passeios para todos os gostos na Patagônia...Desde os mais leves, aos mais cansativos!
Você pode ir já do Brasil, com passeios inclusos no pacote que algumas das operadoras oferecem, e também comprar outros por lá com os guias dos translados ou mesmo nas agências da Calle S.Martin!
Cada operadora oferece passeios com alguma diferença...A nossa (Via Br Turismo), em Ushuaia, oferecia o passeio de barco para visualizar as ilhas dos pinguins, dos lobos marinhos e o famoso farol do fim do mundo + passeio no Parque Nacional Del Fin Del Mundo!
Ambos com duração de 1/2 dia...O que dava para aproveitar e caminhar pela cidade...descansar, etc.
Mas, outras pessoas, cujo o pacote não incluia algum desses passeios, como foi o caso de um outro casal, optaram por no dia do Parque Nacional, fazerem o 4X4 PARA OS LAGOS ESCONDIDO E FAGNANO...Que por sinal, falaram horrores de muitooo bommm! Eu havia visto na internet antes de ir, este passeio, inclusive de pessoas que recomendavam alugar um carro para ir até estas regiões...Mas, como nossos dois dias estavam incluídos os outros dois passeios já, não havia como fazer este dos lagos! Por isso...Sugiro mais um dia de estadia em Ushuaia, para aproveitarem este passeio de 4X4...Se nós tivessemos tido esse tempo, teríamos feito!
Esse passeio é de dia inteiro, e inclui almoço, feito pelo próprio condutor do 4X4 numa das paradas em um dos lagos...E disseram que foi perfeito o almoço...uma carne assada em churrasqueira de tambor!
Os passeios que fizemos foram muitoooo mais muitoooo bom...AMAMOS D+...O Clau mais ainda, porque ele era louco para ir até a Patagônia, e a fauna e a flora de lá realmente são inexplicáveis, e nestes passeios a gente vê muito isso...Uma transmissão de Paz e Tranquilidade inigualáveis...LINDO!
* o PASSEIO DE BARCO, é bem bacana, sai do porto de Ushuaia, ali mesmo na Maipú, e perto de onde compra os tickets (que por sinal, são umas casinhas fofas bem pequenininhas), tem um cartão postal de Ushuaia...Uma placa escrito Tierra del Fin del Mundo...Tem que tirar foto!!! rsrs
O barco tem 2 andares...O térreo tem um barzinho onde se pode comprar chocolate quente, café/chá, belisquetes/etc (No nosso pacote estava incluso uma bebida para cada...Muito útil, porque tem horas que o vento é tão forte lá em cima na hora das paradas para fotos e para ver os pinguins/etc, que uma bebida quente é a melhor opção)...No superior, é parcialmente aberto, e é mesmo para quem quer ir apreciando a paisagem (Magnífica), ou para tirada de fotos!
O barco chega bemmmm pertinho das ilhas onde estão os lobos e os pinguins e inclusive a do farol! Da para aproveitar bem as paradas para muitas fotos, ou mesmo apenas para se deslumbrar com o visual...
* o do PARQUE NACIONAL DEL FIN DEL MUNDO, também é muito bom, já que fazemos 2 paradas com caminhadas...Uma na BAHIA ENSENADA...e outra na BAHIA LAPATIA!
A Bahia Ensenada é um paraíso...que paisagem!!!!! Agua bem clarinha, com pedras e prainhas, e uma trilha pela "floresta" que mostra um visual lindo, com a montanha com neve lá no fundo!
O final da trilha da numa prainha incrivel de linda!!!!!! Da até vontade de cair na água ou de ficar sentada ali por um bom tempo...Mas, o tempo de permanência é relativamente pouco aí, e atrilha é um pouco longa para chegar no final e ver esse visu :)
Na Bahia Lapatia, também paramos para fazer uma trilha, e já é bem na floresta mesmo, muitas árvores, algumas derrubadas pelos castores (animal que destrói as vegetações na Patagonia)...e algumas com alguns parasitas também...É bem interessante, para ver borboletas, flores, etc, típicos da região!
A gente começa em cima da montanha a trilha...e vamos desendo até chegar num lago, onde algumas pessoas chegam via barco (nós chegamos via ônibus turístico)...Na metade do caminho tem um mirante bem bacana em madeira, com uma visão geral da paisagem = montanhas, vegetação, lago.
As duas trilhas são leves...Inclusive tinha um casal de idosos no nosso grupo que fizeram todos os passeios com a gente :)
Após a ida ás duas bahias...vamos até uma prainha, linda...onde o mar estava até bem revoltoso, já que estava bem frio ali também, e ventava muito...Bahia Roca...Tudo isso ainda dentro do Parque...É um lugar próximo ao camping do parque...Sim, tem gente que acampa ali...Imagina que delícia!!!! Eu queria ter tido mais um dia para passar uma noite ali...Deve ser mágico...E também muitooooo friooooo...rsrsrs
No camping tem banheiro, tem local para fazer churrasco, bancos e mesas em madeira...super bacana mesmo!...E local para armar barracas.
E depois, fazemos nossa última parada, antes do retorno ao hotel, no restaurante/museu, para quem quisesse comer ou beber algo, ou ir nos banhos, ou mesmo para visitar o museu no andar superior, onde conta a história dos índios da região!
EL CALAFATE
Em El Calafate, já estava incluso pelo pacote que fechamos, o passeio ao Parque Nacional Los Glaciares...Onde parte-se do hotel pela manhã, num micro-ônibus com guia, em uma viagem de aprox. 1h30...!
O passeio dura praticamente o dia inteiro...Retorno ao hotel por volta das 17hs...!
O parque é incrível...com passarelas em madeira que te levam bem pertinho do glaciar Perito Moreno, e ficar apreciando essa gigantesco iceberg!
No Brasil mesmo, acabamos incluindo junto á nossa operadora (Via BR), o Minitrecking...Que é uma caminhada de 2hs, em cima desse glaciar ;) Mas, lá creio que dá para fechar também, junto á guia do translado!
Para o Minitrecking, é necessário ir até uma parte do parque, para pegar uma embarcação pequena, que leva apenas as pessoas que farão essa aventura...Atravessamos até o Glaciar, onde possuem instalações como, banhos, armários para guardar suas coisas, pois na caminhada eles pedem para carregar menos coisas possível, principalmente para os iniciantes...E tem algumas mesas e bancos, para almoçarmos/fazermos um lanche (o nosso estava incluso com o passeio...sanduiche natural+fruta+suco/etc)...!
Após deixarmos tudo o que não levaremos...apenas casaco corta-vento, gorro, luva, etc...atravessamos uma trilha pela "floresta" a pé e chegamos no acampamento onde estão os guias para colocarmos os "grampões"...um metal que vai na sola da bota ou tênis com garras, para que possamos nos apoiar e caminhar mais seguros no gelo.
Começa a caminhada!!!!!!!!!!!!Muita emoção, muita adrenalina, um pouco de medo, porque andar com esses grampões não é tão facil como pensamos, e também fazer trecking no gelo precisa de muito equilíbrio, e certas técnicas de subida e descida...Principalmente para marinheiros de primeira viagem como eu ;) rsrs...Mas, foi uma das melhores experiências que já tive na vidaaaaaaaa ;))) Agora quero uma caminhada leve no Grand Canyon...rs!
Bom...Outro passeio que fizemos, foi o passeio de barco pelos glaciares: Seco / Heim Sur / Spegazzini e mais uma vez fechando com chave de ouro o outro lado do Perito Moreno!
Esse passeio sai pela manhã também, e faz praticamente a mesma hora de viagem ao Parque nacional: 1h30...Nos deixa num porto onde pegamos o barco, e nossa sacolinha de lanche/almoço, já incluso quando pagamos o passeio...!
O barco é super bacana...Diferente do de Ushuaia - Passeio Pinguim e farol fim do mundo - Tem cadeiras confortáveis, que nem avião/ônibus...já que o trajeto é um pouco longo até o primeiro glaciar e de um para o outro...E principalmente na volta, quando já vimos tudo, estamos com frio, e queremos descansar...!
O passeio é incrívelllll...vale muito a pena, para quem gosta de ver natureza...montanha, mar, pedaços de iceberg no mar, e claro, os tãos esperados e gigantescos glaciares!!!!
Toda vez que avistamos um destes glaciares do passeio, o barco para bemmm pertinho e fica tempos aí para que todos possam apreciar e tirar bastante foto de todos os ângulos...Portanto, aconselho não ficarem eufóricos e já irem tirando foto de cara, quando todo mundo "briga" por um espaço na proa do barco...Porque o tempo será suficiente depois, e quase ninguém mais estará tirando foto fora...! Então...wait anddd enjoy!!!
O QUE LEVAR
Depende muito da época do ano...Mas, Ushuaia é úmido e frio durante quase todo o ano!!!!
Nós, fomos no chamado "Verão Patagônico"...Em dezembro...Que diga-se de passagem, nesse "verão" eu tive que usar calça e blusa térmicas por baixo da roupa, para suportar o frio...Isso em Ushuaia! E nos passeios, principalmente de barco, que venta muiiiito, foi necessário levar agasalho "corta-vento", que são capas tipo de chuva...Fora, gorrinho/óculos/luva!
Importante levar tênis ou botas tipo timberland, para os passeios...são mais confortáveis, e suportam as chuvinhas repentinas da região.
E para curtir a cidade, normal...Casacos e sapatos confortáveis para andar na rua...pois dentro dos restaurantes e lojas existe a ótima calefação ;)
Em El Calafate, já é mais quente, por estar localizada mais ao norte! Pegamos temperatura (dezembro) altas...18 graus, que dava para andar até de camiseta e mais um suéter...mesmo durante a noite! E roupa térmica aí, só para quem for fazer o Minitreking na geleira "Glaciar Perito Moreno"...Ou o passeio de barco pelos 3 glaciares: Spegazzini, Upsala e Perito Moreno!
Lojas como North Face, Decathlon, trabalham com esse tipo de roupa - específicas para estas regiões!
Para viajar para a Patagônia...seja Chilena ou Argentina, é necessário apenas a identidade como documento...Mas, quem tiver passaporte, nada melhor, já que carimba-se o mesmo ao invés de você ficar preocupado com os papéizinhos que te dão na imigração de entrada e saída...rs!
Uma máquina com um bom zoom e uma boa lente é essencial para esse tipo de viagem, pois a cada olhar da uma imagem de um quadro! A natureza aí é incrível!!!!
QUANDO IR
Ushuaia - Para quem sente muito frio, prefira ir no "verão", que vai de outubro à março, quando a temperatura fica por volta de 5 à 10 graus.
Já aos adeptos à esportes como ski/etc, o melhor é ir no invernão - Julho/Agosto, quando as temperaturas realmente caem...E com isso, possam conhecer o famoso Cerro Castor ;)
El Calafate - Possui temperatura mais alta que Ushuaia...Pegamos nessa mesma época 18/23 graus...Claro que para quem vai fazer o Minitrecking, ou mesmo algum passeio, deve levar agasalhos, toucas, luvas etc, porque faz bem mais frio e venta muito!
O mais bacana das duas cidades, é que nessa época do ano...Dezembro...Escurece apenas a partir das 22h30 / 23hs...Isso é muiiiito bacana, pois da para curtir bastante, seja aprveitando as lojas abertas até 21hs, um jantar patagônio num dos restaurantes locais, ou mesmo apreciando a paisagem durante o entardecer/anoitecer!
QUANTO TEMPO PRA FICAR
Bom, o ideal por incrível que pareça, nunca equivale ao tempo que podemos realmente ficar...rs! Nós por exemplo, ficamos 3 dias em Ushuaia...Mas, 4 seriam suficientes, do nosso ponto de vista, para curtir mais um passeio que não alcançamos fazer!
Em El Calafate, 3 dias foram suficientes!
As operadoras costumam fazer pacotes como esse nosso, mas, negociando da para prolongar mais 1 ou 2 dias (que são mais que o suficiente)...Ou mesmo para inclusão/exclusão de passeios que não foram fechados no Brasil!
MOEDA
* Eu aconselho levar sempre uma parte em mãos em peso argentino, para taxi e pequenas compras...E uma parte naquele cartão VISA que as casas de cãmbio estam trabalhando, que funciona como débito! Mais seguro, com certeza, e em muitos lugares é bem aceito...! Mas, certifique-se antes de consumir, claro!!! rs
O restante, nada melhor que em dolar, moeda mais valorizada...E se quiser também aceitam Real ;) Mas, lembrem-se que o troco será dado semmmmpre em peso!!!
IDIOMA
Na Patagônia, fala-se espanhol tambén, como em BsAs, e na maioria dos paises latinos!
Um portunhol também é super compreendido...Inclusive até mais que em BsAs, acredita!!!...!!!
Em Ushuaia, a maioria dos atendentes, por sinal foi até do rest.BODEGA FUEGUINO, sabiam palvras em português, como alface...e outras...Já que em espanhol é totalmente diferente LECHUGA e, segundo eles, fica mais fácil tanto para eles quanto para os clientes brasileños...GENTE FOFA D+
DOCUMENTOS
A identidade aí é mais que o suficiente, como documento de embarque e até mesmo compras em cartão...Massss, caso tenha passaporte, muito mais aconselhável, pelo menos por mim, pois evita de ficarmos nervosos de guardar os papéizinhos de entrada/saída da imigração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário