Esse Post, resolvi falar de duas cidades do Uruguai: Montevideo e Punta Del Leste...MA-RA-VI-LHO-SAS...E que fiz juntas, já que são muiiito próximas uma da outra.
Na verdade, o destino era Montevideo, e Punta foi um "presente" que achamos uma excursão no Hotel e fomos...E adoramos dessa forma, já que Punta é mais cheio, mais caro e menor...E Montevideo, é maior, com mais coisas, cultura, para perambular mesmo...!
By the way, a comida no Uruguai merece um ponto a mais do que a da Argentina...E o mesmo, pode-se dizer em relação ao atendimento dos serviços em bares/restaurante/hotel/taxi/etc etc etc....E à limpeza da cidade!!!!!!NOTA 1000!!!!!Já amamos assim que chegamos ;)
Bom, vamos lá....
A começar pela chegada...quem tiver afim de ir á Buenos Aires ou vir de BsAs, vale a pena...Pois, fomos até Montevideo de BUQUEBUS...É um tipo de cruzeiro / Ferry, que atravessa o Rio de La Plata...
Chegando até a cidade de Colonia de Sacramento, pegamos um onibus de turismo, já incluso em nossas passagens do Buquebus (que adiquirimos numa agência no centro da cidade, próximo à Galeria Pacífico)!
A viagem é sim um pouco cansativa...Saindo à tarde de BsAs e chegando à noite...Umas 22hs em Montevideo, após todo o trajeto...Mas, o Buquebus é super confortável, com poltronas como de avião + restaurantes, para ir se distraindo!
Chegamos, e fomos correndo deixar malas no hotel para conseguir alcançar um restaurante ainda aberto próximo do mesmo...UFA, conseguimos e amamossssss, porque foi aí que preferimos o Uruguai à BsAs logo de cara...Comemos muiiito bem e fomos suuuuper bem atendidos ;) E olha que estava praticamente há uma hora de fechar o local...Que por sinal era fofo ;)
Ficamos num bairro super bacana, afastado do centro, porém de frente para o mar com um calçadão cheio de bares/restaurantes/baladinhas...! E como fomos no reveillon, cooperou muito porque na passagem do ano fizemos a ceia do hotel (que compramos assim que soubemos, no próprio hotel), e depois pegamos uma garrafa de champa e fomos para a praia ver os fogos...Mt Bacana mesmo!!!!!
Por outro lado, ficar "afastado" do centro, tem uma pequena desvantagem para locomoção...taxi será sempre utilizado, mesmo dando para andar no calçadão e chegar até a área da praia do centro da cidade...Mas, a partir daí não tem como correr...necessário tomar um taxi para ir às feirinhas em algumas ruas no centro...ao mercado central para almoçar uma boa carne uruguaia e tomar um Medio Y Medio...ou mesmo ir para o Teatro Solís, etc!
Montevideo é super tranquilo...E nessa época do ano, assim como BsAs faz bastante calor ;) Então, da para aproveitar bem, sem ter preguiça de sair do hotel para conhecer os lugares por conta do frio...rs!
Punta também, além de linda e meio "ver e ser visto"...tipo badalada...E melhor que Montevideo...Dá para se locomover bastante de um ponto à outro, a pé, já que aí é tudo muito concentrado num lugar só...Praia Brava / Conrad / Iate Clube / Av.Gorlero...Tudo isso, se você é do tipo que gosta de caminhar para apreciar, estará no lugar certo...!!!...Taxi mesmo, apenas para ir até o lindissimo museu Casa Pueblo do artista Carlos Paez Vilaró...Que anexo tem um hotel e uma vista maravilhosa do mar mediterrâneo!
COMO IR
Empresas como Gol / Tam...Possuem vôos diretos ou com escala rápida em Porto ALegre!
A duração é pouca...De 2h30/3hs...se for direto!
QUANDO IR
O bom das cidades da américa latina, é que quase todas têm a mesma estação do ano em pararlelo com o nosso país...Com algumas variações claro, para menos ou para mais...!
Podemos nos basear nas nossas estações...Por exemplo, quando estamos no verão aqui, o mesmo ocorre na Argentina/Uruguai/Chile...
Este post está sendo descrito na época de fim de ano - Natal/Reveillon 2007/2008 - que foi a época em que fomos para Argentina e em seguida de Buquebus ao Uruguai!
O QUE LEVAR
Em dezembro / janeiro, aconselho levar roupas leves, práticas....multiuso, para caso, saiam de dia do hotel e resolvam emendar para um jantar/bar...sapatos/sandálias confortáveis, óculos, protetor solar, e sempre um suéter na bolsa, porque querendo ou não venta muito aí fim de tarde e a noite!
E aos que forem à Punta, não esqueçam de sempre ter por baixo ou na bolsa, uma roupa de banho ;)
* Documentos = O mesmo ocorre aqui que na Argentina/Patagõnia/Chile...Identidade para quem não tem passaporte, é suficiente...Mas, fique sempre atento aos papéis que lhe dão de entrada e saída de imigração para não perderem os mesmos...! No Buquebus...para quem de BsAs para Montevideo e vice-versa, é essencial levar consigo esses papéis que recebe no aeroporto de entrada e saída...Senão corre o risco de não sair do país e não embarcar!!!
Por isso, o passaporte tem essa vantagem...O carimbo evita esse "transtorno"/preocupação de papéis...!
MOEDA
O peso Uruguaio é a moeda em Montevideo e em Punta...E o bom, é que é mais desvalorizado ainda que o peso argentino...!
Sempre é bom, fazer aqueles cartões visa que agora as casas de câmbio fazem...que você coloca no mínimo 100 pesos e usa o cartão como se fosse um visa débito! Muuuuiiiito útil, para evitar levar tudo em dinheiro e em mãos!!! Por isso, vale a pena levar um pouco em mãos em peso, para taxi, e pequenos gastos: água/gorjeta/etc...E outra parte nesse cartão visa....E em mãos, em dolar também...Mas, lembrando que quando se paga algo em dolar, o troco será em pesos ;)
O Real também é aceito...Porém assim como o dolar, o troco virá em pesos!!!
IDIOMA
Tanto em Montevideo quanto em Punta del leste, a língua oficial é o espanhol...Mas, um portunhol também é aceito, pelos uruguaios!
ONDE FICAR
Para quem gosta de fazer tudo a pé...estar próximo de tudo...O melhor sempre é ficar próximo ao centro, mas verifique bem antes pelo google maps/blogs/etc...Se o lugar não fica deserta durante algum período do dia...Principalmente à noite!
O local onde ficamos...ADORAMOS...E eu recomendei já á alguns amigos que viajaram para Montevideo... e até eu mesma, voltaria a este hotel e esta localização...AMEI TUDO...Confortável, atendimento ótimo, opções de passeio (como o de Punta...Que por sinal, tinha esse do dia inteiro e também um que pernoitava em Punta)...etc!
O hotel chama CALA DI VOLPE - BOUTIQUE HOTEL: www.hotelcaladivolpe.com.uy (email: hotel@hotelcaladivolpe.com.uy )...Endereço: Rambla Gandm 205 / esq. Parva Domus!
ONDE IR
MONTEVIDEO
El Mercado del Puerto: Fica no centro e é um ótimo lugar com restaurantes, artesanatos, músicos ambulantes e pintores!
Puerta de la Ciudadela: Fica no centro...E é na verdade, uma parte em pedra conservada do que era no passado a mais importante construção militar...a muralha de defensa de Montevideo...E que foi demolida para dar lugar atual à Plaza de la Independencia!
Aí, na plaza independencia, encontra-se o mausoléu preto de mármore de Artigas, com uma estátua enorme do herói!
Teatro Solís: Também no centro, vale a pena uma visita, já que é um teatro clássico super bem conservado, mesmo após sua restauração! Para quem gosta de visitar museus, ou admirar construções antigas, vale a pena ;)
Nesses arredores - no centro - há outro ponto de interesse que merece uma passada: Café Bacacay...Um antigo café, tipo o Café Tortoni em BsAs!
* No hotel, é oferecida uma excurssão fazendo uma panorâmica dos pontos turísticos da cidade...Duração de meio dia: das 09:00 às 15:00!
* Um lugar que, pelo menos na minha opnião, não merece uma visita...Pois além de muito longe, gasta dinheiro atoa com taxi, e os atrativos não são tãaaaoooo atrativos, é o Villa del Cerro - Mirante natural da cidade e do porto...e visita-se uma Fortaleza :(
PUNTA DEL LESTE
Casa Pueblo: Esse lugar é IN-CRÍ-VEL!!!! É uma espécie de museu - hotel, com uma vista maravilhosa e uma arquitetura idem! Na verdade, é um passeio ao atelier de Carlos Paez Vilaró!
Precisa ir de taxi!
Praia Brava: Memso que você não queira ir á praia em si...dar um mergulho ou pegar uma corzinha...Vale a pena dar um passeio por aí, para tirar uma foto na "Mão do Afogado"...Uma escultura bem bacana e cartão postal de Punta!
Próximo daí, tem o Iate Clube...Porto! Que na rua em frente tem N restaurantes, lojinhas/etc, um passeio aí é bem gostoso...Além de apreciar os veleiros/barcos/cruzeiros/etc...é arborizado e dá para ficar uma horinha!
Conrad: Esse hotel, não precisa nem falar né...Para os brasileiros suuuuper famoso! E também, para quem gosta de fazer uma fézinha, já que aqui em solos brasileiros é devidamente proibido...Bote fé...rs!
* Lugares que não fomos, mas que alguns sites que pesquisei na época indicavam: Farol de Punta, Ilha dos lobos e Ilha Gorriti!!!
ONDE COMER
MONTEVIDEO
El mercado del puerto;...Mas, vá cedo, tipo 12hs...13hs...Ou mais tarde...tipo 15hs! Pois, costuma lotar...! Aí tem um restaurante que recomendo muuuuito, e que foi onde almoçamos: EL PALENQUE...Mtooo boa a carne, as papas fritas e mais ainda porque conhecemos um vinho frizante chamado MEDIO Y MEDIO!!!
PUNTA DEL LESTE
Na rua do Porto/Iate Clube...Tem N opções de restaurantes/bares com mesinhas ao ar livre, super bacanas!!!Caros, mas quem está em Punta, tem que aguentar...rs...Principalmente em épocas do ano mais badaladas: Reveillon, Carnaval, etc!!! À noite, por sinal...a maioria desses bares/restaurantes, se transformam em Lounges ;) SHOW!!!
Av. Gorlero...Também, é uma boa opção para quem quer encontrar algo mais barato, ou até mesmo apenas beliscar alguma coisa, tomar um café acompanhado de um salgado, ou mesmo um sorvete do famoso Fredo!!!
ONDE COMPRAR
MONTEVIDEO
No centro...na rua do monumento de pedra "La Puerta de la ciudadela", tem N lojinhas bacanas...É uma rua toda em paralelepípedo, que tem de tudo!
No el mercado del Puerto, também...Muito artesanato e coisas mais típicas para levar de lembrancinha...Ou até mesmo levar um Medio y Medio do El Palenque...já que eles vendem ;)
PUNTA DEL LESTE
Av. Gorlero e Av. Rambla Artigas...encontrarão muitas lojas....caras, baratas...de souvenirs...Drug Store, de chocolates e alfajors...! Vale muito a pena dar uma caminhada!!!
Recomendo 3 lojas: El Quijote...Uma espécie de Drug Store; A Chic Parisien Indian Gorlero...Uma loja de roupas e acessórios; E a Lolita...de roupas com preços muyyyy amigossss!!!
Bom viajantes...A partir daqui...IT´S UP TO YOU ;)
BUENA VIAJEEEEE!!!!!
"...Dicas de viagens e roteiros das mais diversas cidades e países...Fazendo um TOP 10 de cada lugar: passeios, comidas típicas, tempo de estadia ideal, etc...À ponto de ajudar os seguidores nos seus próximos roteiros de viagens..."
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
BUENOS AIRES
*** Hola que tal ***
Bom...Já deu pra perceber que nesse Post, "hablaremos de la ciudad de nuestros hermanitos Argentinos"!!!! rsrsrs
E na verdade, esse Post era para ter sido postado junto com o que falo de Montevideo + Punta Del Lest...Já que, foram 3 cidades que visitei na mesma época...2007...Natal/Reveillon!...Porém, achei bacana, postar Uruguai e Argentina em 2 posts separados mesmo...Para não estendermos muito o Post, e acabar ficando confuso ou chato...!
No mais, o bacana, é que estive em Buenos Aires de novo, nesse fim de ano 2011/2012...(Ver Post Patagônia Argentina)...Então, tem algumas coisinhas que ficam mais frescas na memória, e posso comentar melhor por aqui ;)
ONDE FICAR: Indico o centro da cidade OU recoleta!
O centro porque claro, fica perto de tudo...compras (Calle Florida e adjacências), pontos turísticos (Casa Rosada/Tetaro Colon/Café Tortoni/Obelisco/Plaza de Mayo/etc), os melhores restaurantes, que na minha opnião, estão localizados em Puerto Madero, e claro onde há maior concentração de linhas de metrô (Não deixem de ir, nem que seja para tirar uma foto, da estação Peru...Que conserva até hoje os traços antigos, tanto nos trens, quanto na própria arquitetura da estação).
Quando fui para Patagônia, passamos uma pernoite na ida e uma na volta, e pelo pacote que fechamos, escolhemos a opção de hotel que ficava no centro, principalmente porque já havíamos ido antes à BsAs, e preferimos ficar no centro, por esses motivos que mencionei acima ;)
O hotel era tranquilo...Nada chique, mas, bem localizado e bacaninha...Localizado num prédio antigo, onde à direita dava para ir à Casa Rosada / Puerto Madero...caminhando...E, à esquerda, atravessando a rua, já estava na Calle Florida, com todas as suas lojas/etc!
Aí nessa região, também fica a Plaza de Mayo, onde há uma feirinha de artesanato aos fim de semana...o Café Torotni, onde deve-se fazer uma visita, patra degustar do delicioso café com doce de leite + as famosissímas "medias lunas", que são os croisants argentinos, meio adocicado, além de claro, aproveitar a arquitetura antiga do café, que servia de encontro aos grandes artistas da época!
PARIS
Paris Paris Parissssssssss!!!!!
PRIMEIRA COISA....Comprem um mapa de Paris. É enorme!!!! E nele vocês poderão ver linhas de metrô/trem, que fica fácil de se locomover tanto a pé quanto de metrô. Eu andei a maior parte a pé...ACREDITEM SE QUISER...rs!
Você anda bastante sim, mas é tudo tão lindo e cheia de coisas legais entre um monumento e outro, que nem chega a cansar...E também, é mto fácil andar em Paris, porque todos os monumentos e pontos de interesses são altos e dá para vermos de longe e nos guiarmos para chegar neles ;)
Os únicos lugares que fui de metrô ou trem...Foi a igreja Montmartre, a rua onde tem o Moulin Rouge (Que a não ser que vá assistir o show...diga-se de passagem, não vale a pena, já que o lugar é horrível...Uma avenida cheia de sexshops, casas de strip tease e coisas do tipo...), o Louvre, Palácio de Versalles e La defense.
O ônibus também é bem fácil de se locomover.
EM PARIS, HÁ UM CARTÃO QUE VOCÊ COMPRA E É COMO SE FOSSE PASSE LIVRE PARA A MAIOR PARTE DOS MONUMENTOS FAMOSOS...IGREJAS...CASTELOS...MUSEUS, MENOS PARA A TORRE EIFEL. VOCÊS PODEM OPTAR PELO CARTÃO DE 2, 4 OU 6 DIAS CORRIDOS, E DENTRO DESTES DIAS PODEM ENTRAR E SAIR DE TODOS ESTES MONUMENTOS DE “GRAÇA”, APENAS COM ESTE CARTÃO....VALE MUITO A PENA...CHAMA-SE PARIS MUSEUM PASS 2...OU PASS 4...OU PASS 6 OK!!!!VOCÊS PODEM COMPRAR EM UM DOS MUSEUS OU MONUMENTOS E A PARTIR DAÍ COMEÇAR A USAR.
ONDE IR:
GALERIA LAFAIETTE – É um lugar lindo, cheio de coisas lindos, perfume, bolsas, roupas, maquiagem, etc, que parece um shopping. Vale a pena conhecer!!! De lá vocês podem ir andando até a Igreja Madeleine, e depois seguindo tem um parque muito bacana (ñ lembro o nome) perto do cruzamento/rotatória das grandes avenidas que ali se encontram próx. à igreja. Sigam andando pelo rio Senna, e verão o palácio do governo/etc, e mais a frente chegarão à Torre Eiffel...Todo esse caminho é extenso, mas lindo.
TORRE EIFFEL – O ideal, é ir a tarde, tipo umas 16h30, ficar na MEGA fila para subir no elevador (Inclinado) por 1h...1h30. Porque o legal é ver o visual da cidade tanto de dia quanto á noite...Por isso, essa hora é a ideal! Porque assim vocês ainda vêem um pouco do dia e como ficam as luzes, ainda mais agora no Natal/Reveillon.
TROCADERO – Em frente á torre, atravessando a ponte e a avenida, está este lugar lindo também. Tem um carrossel, restaurante, praça, etc. É onde pode-se tirar fotos lindas da torre de frente, já que ela é muiiito alta, e daí se vê toda a sua extensão.
MUSEU DO LOUVRE – Gigante, lindo e cheio de gente, com lojas, exposições, cafés, etc dentro...Então da para passar pelo menos ½ dia (se você tiver pouco tempo em Paris) ou 1 dia inteiro, caso não se entediem...rs...Eu fiz o seguinte: Peguei o mapa do museu, e fui direto nas principais obras (Monalisa, por exemplo) e esculturas/quadros que havia estudado durante a faculdade/etc, e que gostaria de conhecer ao vivo e a cores...Depois dei uma olhada geral e fui embora.
NOTRE DAME – É uma igreja gótica lindaaaa! Quando fui estava sendo restaurada e apenas o átrio estava aberto ao público. Não dava para subir nas torres. Depois de visitarem-na, vão andando para a direita, atravessando uma ponte/avenida enorme, e darão num bairro muiiito legal que sugiro comerem algo por aí. Comi fondue!Mto bommm! São vários restaurantes, lojinhas, espalhadas pelas ruas...Muito bacana mesmo! Tem um Chatou nesta parte (o castelo dentro de Paris...porque a maioria é fora...Que fica numa das últimas estações do metrô), que vale a pena conhecer...Quando fui o legal é que estava tendo um show e tinha barraquinhas com crepe / baguetes / cerveja...Mto legal! FOI UMA SORTE!!!
CENTRO POMPIDOU - É um lugar muito bacana, para quem gosta de Modern Art...EU AMO...Super moderno, edifício lindo...E, de LE CORBUSIER!!! Vale muito a pena, pois sempre tem exposições, instalações que podemos interagir e eventos dos mais modernos. Ao redor do Pompidou, tem muitos restaurantes, lojas, creperias...Hummmm.
ARCO DO TRIUNFO – Muito legal, mas mega perigoso atravessar...rs...Porque fica na rotatória de encontro das avenidas, então é meio movimentado. Mas, vale muito a pena subir e ver a vista maravilhosa da cidade!!! Olhar pelos binóculos/etc...Além de, durante a subida, parar para ver a história do Arco...Maquetes...e outra mini exposição temporária que esteja por aí! Sugiro irem também, fim da tarde para verem Paris de dia e à noite. Depois daí, ou antes, vocês podem andar pela ma-ra-vi-lho-sa avenida famosa com lojas de grifes e restaurantes/cafés.
LA DEFENSE – É a parte empresarial de Paris...Com edifícios lindos, mais modernosos – um que parece um quadrado, enorme, que da para ver até do Arco do Triunfo...É longe...Precisa ir de metrô, mas para quem gosta de arquitetura, vale a pena "perder" uns minutinhos para conhecer!!!
PALÁCIO DE VERSALLES – É longe a viagem...40min à 1h...Precisa pegar um metrô/trem...Por isso, sugiro ir logo pela manhã e tirarem um dia! O lugar é lindo e enorme...
Comecem pelo Palácio, olhem tudo...Depois saiam de lá e procurem uma outra entrada, vocês vão ver pelo mapa do palácio ou perguntando para os seguranças, tem um outro portão rodeando por fora que dá acesso à uma parte linda com lago, árvores, labirinto...Lá vocês podem almoçar, tomar sorvete, comer um sanduiche na baguete...Hummmm, é tudo de bom! Eu fiz isso...Sentei na grama, q todo mundo senta (Ñ sei no inverno...rs), comprei um crepe ma-ra-vi-lho-so (aliás esse do Palacio e o que fica ao pé da torre Eiffel são os melhores...MUST EAT!), e depois tomei um sorvete (O melhor que tomei em Paris).
MUSEU CONDE OU CHATOU DE CHANTILY– Não fui neste castelo, infelizmente, porque para mim ñ deu tempo L Mas, sugiro que vocês façam esse passeio, que dizem que é lindo! E o bom, é que de Versalles da para vocês irem, pelo que já havia pesquisado na época em que fui...Vejam no mapa da cidade, que é perto para irem de trem no mesmo dia...E como esse museu fecha às 17hs e dizem que neste local é lindo para ficar o fim de tarde, vocês podem ir a Versalles de manhã e lá pelas 14hs/15hs...dependendo do tempo que fiquem em Versalles, podem sair e seguirem para este castelo.
MUSEU DE ORSAY – Este museu eu não cheguei a ir, porque não dava tempo, e porque como havia ido em vários museus por toda cidade que eu já fui na Europa, principalmente em Amsterdam - que é só museu, e já tinha visto muitas obras dos melhores artistas, decidi que pularia estes e deixaria para uma próxima vez em Paris, mas tem muitas obras famosas e todo mundo diz que vale muiiiito a pena ir, para quem ainda não foi em Amsterdã ou NY, Londres...etc...Ou mesmo, para quem VIVE ARTE, ou não, porque o edifício, assim como a maioria das edificações em Paris, já é uma arte a parte!!!
Além do Louvre e do museu de Orsay, tem também o de Picasso e o de Rodin, que se restringem a maioria dos acervos destes artistas, ou às vezes encontramos alguma outra exposição temporária de um ou outros artistas. Então sugiro optarem apenas pelo LOUVRE e ORSAY, que já mostrará diversas obras destes artistas também.
VILLA SAVOYE – Esse lugar também não fui, mas estava no meu roteiro...E, sugiro que se tiverem o tempo que eu não tive (Por isso, sugiro ficar no mpinimo 7 dias em Paris...5 é pouco e corrido!), vão até lá, se gostam de Le Corbusier (Quem não conhece ou não gosta né!)... Porque é uma das primeiras casas que esse arquiteto famoso fez. E fica numa cidadezinha também afastada, e precisa ir de trem. Vejam se dá para fazer no mesmo dia que Versalles e o Chatou de Chantilly. Ou façam apenas Versalles num dia e outra coisa em Paris mesmo quando retornarem a tarde, e no outro dia façam o Chatou e a Villa Savoye...Não da para perder de conhcer os arredores de Paris ;)
BOM, CREIO QUE EM PARIS, ESTES SÃO OS MAIORES LUGARES DE INTERESSE...ENTÃO CONCENTREM-SE NELES, E PODEM MESCLAR COM OUTROS QUE QUEIRAM IR, OU QUE PASSEM PELO CAMINHO!
Bon Voyage!!!!!!!
MADRID
Bom...Madrid Madrid...AMO D+
Já fui algumas vezes...Rápido...Por mais tempo...Sozinha...Com o Love...Com a Mãe!!! E até hoje, procuro sempre que vou à Europa, dar uma paradinha rápida, nem que seja conexão ou 1 dia na ida ou na volta para descansar...Mesmo porque, também tenho uma super amiga mineira que mora por aí e que amoooo encontrar ;) Afinal, foi ela quem me levou à quase 100% dos locais que postarei aqui nas minhas dicas ;)
Vamos lá então...
Comprem um mapa de Madrid. E prestem atenção nas linhas de metrô, na hora de pegar e descer, pois é meio complicado, da primeira vez.
Eu sugiro, que vocês peguem aquele ônibus turístico, de dois andares...no primeiro dia...pois como Paris, Madrid da para andar bem a pé também, porém entre os monumentos as vezes não há muito o que entreter, pois Madrid já é mais fechado o horizonte, é mais empresarial em certos pontos, digamos assim...e Paris não, você consegue ver fácil um monumento já que a maioria é alta e você pode ir seguindo até chegar nele tranquilamente a pé.
Depois que vocês fizerem esse passeio do ônibus de 2 andares, vocês já estarão aptos à andar, porque já terão em mente por onde passaram/etc e onde querem retornar, ficar mais ou menos tempo.
ONDE IR:
PUERTA DEL SOL – É um local principal em Madrid, fica no centro, onde tem o comercio, lojas, cafés, etc...Se encontra o marco zero das estradas espanholas, e aquele relógio famoso no prédio antigo onde é contada a entrada do ano – CONTAGEM REGRESSIVA QUE APARECE NOS JORNAIS DE FIM DE ANO.
PLAZA MAYOR – É uma praça bem famosa, no centro, com prédios antigos ao redor, com restaurantes com mesinhas a céu aberto (JAMAIS COMAM ALGO AÍ...NO MÁXIMO UM CAÑA...QUE É O CHOPP...MAIS UM "BELISQUETE"...NADA DE PAELLA, ETC, PORQUE É REST. DE TURISTA E TUDO CONGELADO...NAO VALE A PENA...VAI POR MIM, PQ FIZ A BESTEIRA DE QDO FUI COM A MINHA MÃE DE COMER UMA PAELLA E UNS CHAMPIGNONES AÍ E NOS DEMOS MUIIITO MAL...PÉSSIMO), muitas pessoas tirando foto, tem aquelas pessoas vestidas de super-homem...homem-aranha...etc, para tirar foto c vc...VÃO VER MTO ISSO NA ESPANHA...tem gente tocando algum instrumento/etc.
GRAN VIA – Esta é uma avenida principal de Madrid, com cafés, restaurantes, lojas (MUIIITAS LOJAS), e além de ligar à várias outras vias e bairros. Daí vocês podem andar e darão na rotatória chamada Plaza Del Colon, e seguindo na reta darão na Porta de Alcalá e no Parque do Retiro.
PLAZA DEL COLON – É uma rotatória de encontro de umas vias principais em Madrid, onde se homenageia o maior navegador de serviço da Espanha. Comemorando a Era Dourada com uma estátua/etc. Ao redor estão prédios importantes os correrios e o centro cultural.
PARQUE DEL RETIRO – É lindo lindo lindo...Enorme...cheio de coisas, monumentos, estátuas, etc...vale a pena dar uma caminhada por lá...tem fonte, cascata, restaurantes e cafés. E em frente à ele tem uma rotatória que possui uma “muralha” que se chama Porta de Alcalá...Algo assim. Que é uma parte ainda mantida do muro de Madrid, quando era cercada há muitos anos atrás.
PALACIO REAL – Residência do rei da Espanha, e um lugar muito lindo da cidade, pois tem uma praça linda em frente do palácio grandioso, tem uma igreja super bonita ao lado esquerdo dele também – Catedral de Almudena - e um jardim tipo labirinto do lado direito dele, além de cafés maravilhosos ao redos. TEM UM CAFÉ NUMA ESQUINA OPOSTA AO PALACIO EM UM EDIFICIO CLASSICO LINDO, COM MESINHAS FORA...VALE A PENA SENTAR ALI E TOMAR E COMER ALGO POR UM TEMPO, NEM QUE SEJA PARA APRECIAR O LUGAR.
Perto do Palacio Real, ou seja andando mais um pouco depois que passarem pelo jardim / labirinto, tem um parque lindoooo, que de lá da para ver a vista do palácio...Chama-se PARQUE DEL LABIRINTO...Algo assim...Vale a pena ir!
PERTO DAÍ TEM UM RESTAURANTE/BISTRÔ, QUE É UM DOS LUGARES MAIS LINDOS, GOSTOSO E INTERESSANTE DE MADRID...CHAMA-SE JARDIM SECRETO...Calle San Bernardino 22 esquina com Calle del conde duque – Proximo ao metro Plaza de Espana - TUDO ESTA A VENDA, MESAS, CADEIRAS...OS DRINKS E AS SOBREMESAS SÃO MARAVILHOSOS...ELES FAZEM SOBREMESAS COM TEMAS E IGUAIS AS ORIGINAIS DOS CASAMENTOS, FESTAS ETC DE GENTE FAMOSA...EU COMI O BOLO DO CASAMENTO DA NICOLE KIDMAN...UMA DELICIA!!!! Rsrsrs...SÓ QUE LÁ É LOTADOOOO!PRECISA CHEGAR TIPO 17HS NO MÁXIMO PARA Ñ ESPERAR MUITO!
ESTADIO SANTIAGO BERNABEU – Esse vocês têm que ir, até eu que não gosto de futebol, amei ter ido conhecer o museu e o estádio do REAL MADRID...Vale muito a pena, é lindo, moderno, muito bacana. Pegamos um ônibus na rua que corta a Gran Via, ali na rotatória e seguindo em reta o ônibus para em frente!
MUSEU DO PRADO – É muito bacana esse museu, fica num prédio antigo com uma parte nova, e dentro tem o famoso quadro de Velasquez com a pintura AS MENINAS.
MUSEU REINA SOFIA – É outro museu muito legal de ir, fica próximo ao do Prado, e passando a FUNDACION CAJA MADRID (um prédio lindo em aço fundido + fachada em vegetação, formando um muro verde – Lá tem sempre exposições temporárias que valem a pena, e o prédio dentro é lindo também, todo com escada em inox...ele fica em balanço. Muito bonito). No museu Reina Sofia, vocês vão ver o quadro enorrrrme do Picasso com a pintura GUERNICA.
UMA DICA: VÃO NA PARTE DA TARDE NESSES MUSEUS – A PARTIR DAS 17HS OU 18HS, PORQUE SERÁ GRATUITO! ACHO QUE O PRADO É ASSIM....E O REINA SOFIA É GRATUITO AOS FINS DE SEMANA.
(Reina Sofia)
(Fachada do Caja Madrid...Aço Corten e muro verde lindo...Sem contar o seu interior em aço inox na escada de acesso)
RESTAURANTES / NOITE – O melhor bairro para ir jantar e também ir num bar/lounge etc, se chama CHUECA (Metrô Chueca)...Lá tem um restaurante muiiiito bommmm...O melhor que eu comi na Espanha, e que é muito típico da Espanha – THE WOK, comida maravilhosa, contemporânea, podem pedir uma cava para beber...Fica próximo á Plaza Vazquez de Mella...Que por sinal, daí vocês podem ir além de inúmeros restaurantes legais espalhados por todas as ruas desse bairro, irem também à um hotel chamado ROOM MATE OSCAR – Tomar algo e beliscar algo no terraço desse hotel, é um lugar super moderno, de design...Vale a pena...E ao lado dele há um restaurante / lounge, muito bacana também, que vale sentar e tomar uma cava.
(Colado no Hotel Room Mate Oscar, tem esse bar MARAVILHOSO em Design...Bebida (cava)...Bocadillos)
AGORA APENAS, RESSALTANDO QUE...ESSE BAIRRO CHUECA...É UM BAIRRO HOMOSSEXUAL!!!! (PARA AQUELES QUE AINDA HOJE, SE ASSUSTAM AO VER CASAIS DE HOMOSSEXUAIS NAS RUAS)... MAS, NA MINHA OPNIÃO, O MELHOR LOCAL EM MADRID!!!!! BOA COMIDA...ÓTIMO DESIGN ;) VOCÊS TÊM QUE IR LÁ JANTAR!!!!!
* Meu hostel ficava nesse bairro...Em frente ao Hotel Room Mate Oscar...E foi ótimo porque saíamos durante o dia para conhecer os pontos turísticos e demais passeios nos arredores...E à noite voltávamos, tomávamos uma ducha e saíamos para disfrutar a noite no bairro, com os inúmeros e melhores restaurantes/bares/pubs!
Em Madrid, tem um local também muito famoso que vocês têm que sair a noite para badalar um pouquinho e conhecerem...Chama-se BUDDA BAR...E da para jantar e bailar!!! É preciso ir de taxi...Endereço: Ctra de La Coruña...Ma, se certifiquem no hotel direitinho.
* NÃO FUI EM NENHUMA DAS VEZES...E ME ARREPENDI, PQ UMA AMIGA FOI E AMOUUUU ;)
LUGARES PRÓXIMOS À MADRID:
- REAL MONASTERIO DE EL ESCORIAL – É preciso pegar um trem para ir, mas é muito perto e muito bonita a cidadezinha...Só tem esse mosteiro e nas ruazinhas têm bares e restaurantes estilo argentino, com carne. 1 DIA
- TOLEDO – Essa cidadezinha também, precisa ir de trem...E é linda, daqueles tempos bem medievais de Dom Quixote, que por sinal é o símbolo de lá. 1 DIA
(Tudo é Dom Quixote!)
- LA ROCA VILLAGE – Esse lugar é demaissssss...Não fui em Madrid, mas fui em Barcelona...No hotel eles devem saber como vocês fazem para chegar lá, ou devem ter até excurssões, porque é um local para COMPRAS...É um OUTLET com todas as lojas de marcas, Nike, Diesel, Calvin Klein, Tommy, Mango MNG, etc etc etc...Muito bom, com preços o dobro a menos do Brasil!!
ONDE COMPRAR:
Zara tem em todo lugar, e um preço bem mais em conta que aqui no Brasil...Mesmo na alta estação nunca paguei nada mais que 50 Euros!
Fora ela, existem outras lojas européias iguais e com coisas ótimas:
BERSHKA - Mesmo dono da Zara, porém com roupas mais fashion/despojadas...Jovem!
STRATIVARIOS – Essa é a minha loja favorita na Europa...Só tem roupa bacana, vestidinhos, cintos, bolsas, shorts, camisas xadrez, de botão, de renda...Muito bacana meeeessssmo!
H e M – Muito muito legal essa loja...ADORO...Tem nos EUA...E tem na Europa tb! Vestidinhos, sainhas, sapatilhas, bolsas...de todas as cores / modelos.
EL CORTEZ INGLES – É como se fosse um shopping, cheio de lojas de todas as marcas chics e famosas, espalhadas pelos inúmeros andares. Tem andares para homens e mulheres, senhoras e senhores, sapatos, esportes, etc.
LA ROCCA VILLAGE – O outlet que mencionei acima...Se forem comprar coisas de marca, deixem para comprar aí...Vale mtoooo a pena! Mas, do que o Cortez Ingles...Porque na cidade/centro sabemos que tudo é mais caro ne personasssss!!!
Bom...é isso!
CURTAM MADRID...E tendo mais dicas ajudem-me a postar ;) E eu indo nos próximos anos tb podem ter certeza que postarei mto mais lugares bacanas ;)
sexta-feira, 6 de maio de 2011
VENEZA...FLORENÇA...PISA...ROMA
Neste Post, falarei sobre 4 cidades...Porque quando fiz essa viagem, fiz para estes 4 lugares da Itália, nessa mesma sequência do título...Assim, creio que fica melhor os viajantes interesados em programar uma viagem para mais de uma cidade na Itália, se basear ;)
Algumas dessas cidades: Pisa e Florença, fazem parte da região chamada Toscana!!!!
Então...Vamos lá:
...VENEZA...
Quem não quer conhecer Veneza...Quem não quer andar de gôndola com seu amor, como no filme do fantasma da Opera...!...Quem não quer realmente conhecer Veneza, nem que seja para ver se os boatos de cidade com odor não muito agradável é verdadeiro...!...Quem não quer ver as famosas máscaras de Veneza e trazer de lembrança...!
Bom...São tantas questões sobre Veneza que atiçam nossa curiosidade de querer conhecê-la...ou querer passar a lua=de=mel por lá...ou mesmo querer fazer uma viagem romântica com nosso grande amor!
Bom...Eu, infelizmente não fui com o amor da minha vida, nem andei de gôndola ou trouxe uma máscara de recordação! Mas, a viagem que fiz foi incrívelllll, porque fui com uma amiga Colombiana, super tranquila e culta...e ainda, da mesma área profissional que eu...Arquiteta...Portanto, fomos com o intuito de andar...conhecer os pontos culturais e arquitetônicos...E melhor ainda, fomos como "estudantes adolescentes"/mochileiras...rsrs...Isso mesmo, com dirteito à lanchinho na bolsa: garrafinha de água, suco, batinhas, sanduíchinhos que fazíamos em nosso Hostel...nas cercânias de Veneza...(Pois é, não ficamos hospedadas propriamente dito EM Veneza...Precisávamos tomar um ônibus, que foi super tranquilo, e que nos deixava na quadra do Hostel, e na entrada principal de Veneza, para quem vem de trem!...E quanto ao Hostel, para aqueles que não são muito chegados...e preferem hotéis 4 ou 5 estrelas...Suuuuper limpo, suuuuper seguro...tínhamos nosso quarto particular com banheiro privativo claro...Minha primeira hospedagem em um hostel também não podia ser tão comunitária...rsrsrs...As roupas de cama e banho sempre eram trocadas por novas...Tudo mto tranquilo!).
E além disso, pedi orientação de uma amiga italiana, que é de Veneza...a Barbara, que fez classes de espanhol comigo em Barcelona!...E ela me orientou a respeito do endereço do hostel...da sua localização...da cidade MESTRE...Que não era uma cidade bonita, mas que ficava há 20 min. de ônibus, etc etc etc!
....Então, só nos restava fechar e ir ;)
E FOMOS...E a viagem foi maravilhosa: Pegamos o mapa e viramos ele de cabeça pra baixo...fomos em cada cantinho e cada ruella de Veneza...Entramos em cada museu, exposição que estava tendo...Isso tudo em 3 dias/2 noites...rsrs!
* FICAR...Venice Rooms - Via Casona 23-C/1 = Nosso Hostel!
Na página que minha amiga italiana me indicou também, para ver umas opiniões de pessoas sobre este hostel, também tem outras opções dentro e fora de Veneza:
http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/venice-rooms/venice/12666/reviews
Cerca de 10M do hostel fica a parada de ônibus...que te leva à Veneza em 20min, por apenas 1Euro...e onde a parada, fica bem ao lado da estação de trem...onde é necessário atravessar a maravilhosa ponte do arquiteto que mais admiro em termos de estrutura metálica: Santiago Calatrava! É uma ponte escalonada, ou seja, com as laterais em escadaria...e toda em vidro iluminada...CARTÃO POSTAL!!!
Minha irmã, foi 2 anos depois...mais precisamente ano passado 2011...e ficou num hostel também...Porém, dentro de Veneza, mas precisamente na Piazza di San Marco! Em breve postarei aqui o nome ;)
(A bela Ponte da Constituição - Arq. Santiago Calatrava - Acesso Veneza)
* COMER...Há N opções de restaurantes, para todos os gostos e bolsos! Nós tomávamos café "no hostel "(Tinha um supermercado cerca deste e compramos pães, queijo/presunto, suco, frutas, etc...para fazermos os lanchinhos que comíamos durante nosso passeio cultural por Veneza e para o nosso café da manhã!)
À noite, antes de voltar para o hotel, sempre parávamos num restaurante da rua principal...próximo à ponte do Calatrava...Naquele burburinho de lojas e restaurantes na entrada de Veneza, onde sempre tinham promoções de pizza + vinho ou chopp por um preço bemmm amigo! E diga-se de passagem...Uma delícia o sabor...!
A pizza vinha num prato individual... e o chopp ainda era Heineken ;)
E durante nossas caminhadas, entrada/saída de museus, igrejas, etc, durante o dia, parávamos num dos cafés charmosos em algumas das ruelitas fofas...
Aos adeptos de Fast Food...Tem um Hard Rock Café por aí também ;)
E aos que se hospedarem na própria Veneza, há uma vantagem enorrrrme e ótima também, de aproveitar a vida "noturna" aí...Bares/Restaurantes estilo Lounge é o que não falta...Vi uns lindos e até tirei foto ;)
(Hard Rock Café aos fundos - Lado esquerdo da foto acima)
(Foto ao lado e abaixo: Restaurante Lounge...À noite parece ser uma ótima pedida, para um jantar + agitado!)
Aos israelitas, ou adeptos a esta cultura, ou aos que apreciam esse tipo de culinária...Existe um bairro suuuuper bacana...Ghetto... com restaurantes específicos até da cozinha Kosher...!
* Quando estive em Veneza...Abril/2009...Estavam comemorando a Páscoa judaica nesse bairro israelita, e havia em frente á alguns restaurantes, umas mesas enormes com toalhas brancas...Super bonito!
(Foto abaixo)
* IR...Piazza de Sna Marco: Aí é o coração de Veneza, uma praça enorme quadrada com mezinhas e cadeiras amarelas, rodeada de restaurantes, cafés, lojinhas, ao som de música ao vivo!
Nos arredores da Piazza, tem outros pontos de interesse que vale a pena fazer uma visita, ou mesmo sentar aí em uma dessas mesinhas para tomar algo e apreciar o movimento das inúmeras pessoas que transitam...os pombos...os monumentos e suas filas, ás vezes gigantescas!...
A Campanille de San Marco, torre mais alta que antes servia de orientação ás embarcações...! Da para subir via elevador até o topo da torre, á um preço razoável, porém, muitas vezes a fila desanima!!!
(Piazza San Marco, e ao fundo a Campanille de San Marco + Basílica)
A Basílica de San Marco...também é outro ponto bem interessante, e que vale a pena pagar para entrar!...Da para subri também e avistar toda a Piazza lá de cima, sem contar, que o seu interior é belíssimo, com partes em ouro, muitas maquetes da sua restauro, etc!
(Foto ao lado - Mesinhas e cadeiras amarelas típicas dos cafés / restaurantes da Piazza San Marco + foto abaixo, com uma parte do interior da Basílica)
A famosa Ponte dos Suspiro, também merece uma parada para foto...Ela fica bem próxima à Piazza de San Marco, e por mais que seu nome nos dê uma conotação "romântica", na verdade a interpretação seria outra: Essa ponte divide o Palácio dos Doges (antiga sede do governo), da antiga prisão da cidade...E dizem que, os prisioneiros eram levados do palácio para a prisão, e davam o último suspiro ao olhar o exterior e a paisagem através das pequenas janelas no decorrer da ponte...!
* Na época em que eu estava em Veneza, o Palácio e a prisão + parte da ponte estavam encobertos com uma espécie de Outdoor...! Mas, mesmo assim, dava para saber que era a ponte dos suspiros, já que a parte onde aparece as janelinhas estava ao seu natural ;)
(Foto abaixo: Ponte Dell´academia)
Existem algumas pontes, que atravessam o Grande Canal de Veneza, também, e merecem uma parada para uma foto...seja do entorno em que estão ou mesmo pela arquitetura das mesmas: Ponte Degli Scalzi / Ponte Dell´academia / Ponte Di Rialto!
(Foto abaixo: Ponte Degli Saclzi)
Esta última - Di Rialto - é um local muiiiito bacana para ir, principalmente porque é aí que está o comercio veneziano...O burburinho...cheio de barracas, gente circulando e parando para tirar foto do Canal...apreciar a vista e o movimento,etc!...É aí que se encontra também o Mercado Rialto!
Esta ponte é a mais antiga de Veneza...Data do século XVI...Portanto, vale + que a pena conferir ;)
(Foto ao lado: Ponte Di Rialto + restaurante para aqueles que querem sentar aí e apreciar o murmurinho do mercado...! E foto abaixo: Do alto da ponte Di Rialto, onde mostra uma parte da feira)
Em Veneza, também encontraremos muitas igrejas...quase 100, se não me engano...!Centros culturais/etc, também, com exposições temporárias...(Quando fui, vi a exposição de Leonardo Da Vinci, que estava no Átrio de uma das igrejas, e também na praça em frente à mesma)!
Passeio de gôndola...Dura cerca de 1h, mas dizem que negociando o tempo mais curto, o gondoleiro reduz um pouco o valor também ;)
Fora estas dicas...A própria Veneza, já é uma atração por si só, com suas ruelas cheias de cafés, feirinhas, lojinhas seja de artesanato ou de grifes...com seus canais e pontes, que valem a pena um passeio, mesmo que sem destino, apenas para apreciar cada entorno!
(Fotos ao lado e abaixo: Fachada e interior da Galleria Internazionale d´Arte Moderna)
(Fotos acima, ao lado e abaixo: lugares pitorescos que encontramos em cada travessia ou ruela de Veneza! E gôndolas para um passeio romântico!)
Já as lojas refinadas, estão localizadas na Via XXII de marzo, e nos arredores dessa via ;)
***** E assim, "finalizamos" veneza, e partimos para nosso próximo destino: Florença....Toscana aí vamos nósssss!!!!!!
Então, preparados para curtir mais um roteiro desta viagem...
...FLORENÇA...
Apesar de ser "pequena", sugiro que quem for conhecer, reserve no mínimo 3 dias de sua Eurotrip, pois existem muitos pontos turísticos aí, e também terão que bater muita perna:
* FICAR...Próximo ao Duomo - Catedral Sta Maria Del Fiore...Que por sinal é líndissima, mais ainda por fora que por dentro, mas vale conferir o seu interior (se você suportar enfrentar a fila já no início da manhã).
Nesta área da cidade, é bacana, pois é uma área central, próximo á estação de trem, às lojas e cafés/bares/restaurantes.
* COMER...Não deixe de provar (aliás em toda a Itália), o sorvete de Tiramissú e o de Riso (Arroz em Italiano). Próximo à Biblioteca (que por sinal é uma edificação linda), está localizada uma sorveteria super famosa - . Vale a pena pegar a localização exata no google e conferir.
Muitos restaurantes fazem a típica promoção italiana à preço bem em conta: PIZZA "BROTINHO" INDIVIDUAL (que mais parece a nossa pizza média) + TAÇA DE VINHO DA CASA, por volta de 10 / 15 Euros. Escolha os restaurantes próximo ao carrossel, montado na Plaza...Depois de fazer umas comprinhas nas Ns lojas bacanas que estão por aí, como Zara/etc.
Mas, se você deseja sentar-se num restaurante, degustar um vinho com antepastos e depois do prato principal uma sobremesa, também não sai muito caro...Por volta de 25 Euros para um pouco mais, dependendo do estabelecimento. Escolha aqueles restaurantes em uma das ruellas estreitas para quem faz o caminho de volta ao Duomo, entre a Ponte Vechia e a Piazza della sinora.
* IR...Florença, como comentei acima, tem muitos pontos de interesse, e é linda e gostosa de caminhar...Tudo muito tranquilo, parece aquelas cidades "mineiras" com ruas estreitas de paralelepípedo. Todo canto se descobre alguma edificação ou paisagem para se apreciar, como é o caso do Cine Odeon...Super antigo e ainda em uso!
Algumas dessas cidades: Pisa e Florença, fazem parte da região chamada Toscana!!!!
Então...Vamos lá:
...VENEZA...
Quem não quer conhecer Veneza...Quem não quer andar de gôndola com seu amor, como no filme do fantasma da Opera...!...Quem não quer realmente conhecer Veneza, nem que seja para ver se os boatos de cidade com odor não muito agradável é verdadeiro...!...Quem não quer ver as famosas máscaras de Veneza e trazer de lembrança...!
Bom...São tantas questões sobre Veneza que atiçam nossa curiosidade de querer conhecê-la...ou querer passar a lua=de=mel por lá...ou mesmo querer fazer uma viagem romântica com nosso grande amor!
Bom...Eu, infelizmente não fui com o amor da minha vida, nem andei de gôndola ou trouxe uma máscara de recordação! Mas, a viagem que fiz foi incrívelllll, porque fui com uma amiga Colombiana, super tranquila e culta...e ainda, da mesma área profissional que eu...Arquiteta...Portanto, fomos com o intuito de andar...conhecer os pontos culturais e arquitetônicos...E melhor ainda, fomos como "estudantes adolescentes"/mochileiras...rsrs...Isso mesmo, com dirteito à lanchinho na bolsa: garrafinha de água, suco, batinhas, sanduíchinhos que fazíamos em nosso Hostel...nas cercânias de Veneza...(Pois é, não ficamos hospedadas propriamente dito EM Veneza...Precisávamos tomar um ônibus, que foi super tranquilo, e que nos deixava na quadra do Hostel, e na entrada principal de Veneza, para quem vem de trem!...E quanto ao Hostel, para aqueles que não são muito chegados...e preferem hotéis 4 ou 5 estrelas...Suuuuper limpo, suuuuper seguro...tínhamos nosso quarto particular com banheiro privativo claro...Minha primeira hospedagem em um hostel também não podia ser tão comunitária...rsrsrs...As roupas de cama e banho sempre eram trocadas por novas...Tudo mto tranquilo!).
E além disso, pedi orientação de uma amiga italiana, que é de Veneza...a Barbara, que fez classes de espanhol comigo em Barcelona!...E ela me orientou a respeito do endereço do hostel...da sua localização...da cidade MESTRE...Que não era uma cidade bonita, mas que ficava há 20 min. de ônibus, etc etc etc!
....Então, só nos restava fechar e ir ;)
E FOMOS...E a viagem foi maravilhosa: Pegamos o mapa e viramos ele de cabeça pra baixo...fomos em cada cantinho e cada ruella de Veneza...Entramos em cada museu, exposição que estava tendo...Isso tudo em 3 dias/2 noites...rsrs!
* FICAR...Venice Rooms - Via Casona 23-C/1 = Nosso Hostel!
Na página que minha amiga italiana me indicou também, para ver umas opiniões de pessoas sobre este hostel, também tem outras opções dentro e fora de Veneza:
http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/venice-rooms/venice/12666/reviews
Cerca de 10M do hostel fica a parada de ônibus...que te leva à Veneza em 20min, por apenas 1Euro...e onde a parada, fica bem ao lado da estação de trem...onde é necessário atravessar a maravilhosa ponte do arquiteto que mais admiro em termos de estrutura metálica: Santiago Calatrava! É uma ponte escalonada, ou seja, com as laterais em escadaria...e toda em vidro iluminada...CARTÃO POSTAL!!!
Minha irmã, foi 2 anos depois...mais precisamente ano passado 2011...e ficou num hostel também...Porém, dentro de Veneza, mas precisamente na Piazza di San Marco! Em breve postarei aqui o nome ;)
(A bela Ponte da Constituição - Arq. Santiago Calatrava - Acesso Veneza)
* COMER...Há N opções de restaurantes, para todos os gostos e bolsos! Nós tomávamos café "no hostel "(Tinha um supermercado cerca deste e compramos pães, queijo/presunto, suco, frutas, etc...para fazermos os lanchinhos que comíamos durante nosso passeio cultural por Veneza e para o nosso café da manhã!)
À noite, antes de voltar para o hotel, sempre parávamos num restaurante da rua principal...próximo à ponte do Calatrava...Naquele burburinho de lojas e restaurantes na entrada de Veneza, onde sempre tinham promoções de pizza + vinho ou chopp por um preço bemmm amigo! E diga-se de passagem...Uma delícia o sabor...!
A pizza vinha num prato individual... e o chopp ainda era Heineken ;)
E durante nossas caminhadas, entrada/saída de museus, igrejas, etc, durante o dia, parávamos num dos cafés charmosos em algumas das ruelitas fofas...
Aos adeptos de Fast Food...Tem um Hard Rock Café por aí também ;)
E aos que se hospedarem na própria Veneza, há uma vantagem enorrrrme e ótima também, de aproveitar a vida "noturna" aí...Bares/Restaurantes estilo Lounge é o que não falta...Vi uns lindos e até tirei foto ;)
(Hard Rock Café aos fundos - Lado esquerdo da foto acima)
(Foto ao lado e abaixo: Restaurante Lounge...À noite parece ser uma ótima pedida, para um jantar + agitado!)
Aos israelitas, ou adeptos a esta cultura, ou aos que apreciam esse tipo de culinária...Existe um bairro suuuuper bacana...Ghetto... com restaurantes específicos até da cozinha Kosher...!
* Quando estive em Veneza...Abril/2009...Estavam comemorando a Páscoa judaica nesse bairro israelita, e havia em frente á alguns restaurantes, umas mesas enormes com toalhas brancas...Super bonito!
(Foto abaixo)
* IR...Piazza de Sna Marco: Aí é o coração de Veneza, uma praça enorme quadrada com mezinhas e cadeiras amarelas, rodeada de restaurantes, cafés, lojinhas, ao som de música ao vivo!
Nos arredores da Piazza, tem outros pontos de interesse que vale a pena fazer uma visita, ou mesmo sentar aí em uma dessas mesinhas para tomar algo e apreciar o movimento das inúmeras pessoas que transitam...os pombos...os monumentos e suas filas, ás vezes gigantescas!...
A Campanille de San Marco, torre mais alta que antes servia de orientação ás embarcações...! Da para subir via elevador até o topo da torre, á um preço razoável, porém, muitas vezes a fila desanima!!!
(Piazza San Marco, e ao fundo a Campanille de San Marco + Basílica)
A Basílica de San Marco...também é outro ponto bem interessante, e que vale a pena pagar para entrar!...Da para subri também e avistar toda a Piazza lá de cima, sem contar, que o seu interior é belíssimo, com partes em ouro, muitas maquetes da sua restauro, etc!
(Foto ao lado - Mesinhas e cadeiras amarelas típicas dos cafés / restaurantes da Piazza San Marco + foto abaixo, com uma parte do interior da Basílica)
A famosa Ponte dos Suspiro, também merece uma parada para foto...Ela fica bem próxima à Piazza de San Marco, e por mais que seu nome nos dê uma conotação "romântica", na verdade a interpretação seria outra: Essa ponte divide o Palácio dos Doges (antiga sede do governo), da antiga prisão da cidade...E dizem que, os prisioneiros eram levados do palácio para a prisão, e davam o último suspiro ao olhar o exterior e a paisagem através das pequenas janelas no decorrer da ponte...!
* Na época em que eu estava em Veneza, o Palácio e a prisão + parte da ponte estavam encobertos com uma espécie de Outdoor...! Mas, mesmo assim, dava para saber que era a ponte dos suspiros, já que a parte onde aparece as janelinhas estava ao seu natural ;)
(Foto abaixo: Ponte Dell´academia)
Existem algumas pontes, que atravessam o Grande Canal de Veneza, também, e merecem uma parada para uma foto...seja do entorno em que estão ou mesmo pela arquitetura das mesmas: Ponte Degli Scalzi / Ponte Dell´academia / Ponte Di Rialto!
(Foto abaixo: Ponte Degli Saclzi)
Esta última - Di Rialto - é um local muiiiito bacana para ir, principalmente porque é aí que está o comercio veneziano...O burburinho...cheio de barracas, gente circulando e parando para tirar foto do Canal...apreciar a vista e o movimento,etc!...É aí que se encontra também o Mercado Rialto!
Esta ponte é a mais antiga de Veneza...Data do século XVI...Portanto, vale + que a pena conferir ;)
(Foto ao lado: Ponte Di Rialto + restaurante para aqueles que querem sentar aí e apreciar o murmurinho do mercado...! E foto abaixo: Do alto da ponte Di Rialto, onde mostra uma parte da feira)
Em Veneza, também encontraremos muitas igrejas...quase 100, se não me engano...!Centros culturais/etc, também, com exposições temporárias...(Quando fui, vi a exposição de Leonardo Da Vinci, que estava no Átrio de uma das igrejas, e também na praça em frente à mesma)!
Passeio de gôndola...Dura cerca de 1h, mas dizem que negociando o tempo mais curto, o gondoleiro reduz um pouco o valor também ;)
Fora estas dicas...A própria Veneza, já é uma atração por si só, com suas ruelas cheias de cafés, feirinhas, lojinhas seja de artesanato ou de grifes...com seus canais e pontes, que valem a pena um passeio, mesmo que sem destino, apenas para apreciar cada entorno!
(Foto acima: acesso ao Reggy Guggenheim Museum...E abaixo já na área interna do museu)!
(Fotos ao lado e abaixo: Fachada e interior da Galleria Internazionale d´Arte Moderna)
(Fotos acima, ao lado e abaixo: lugares pitorescos que encontramos em cada travessia ou ruela de Veneza! E gôndolas para um passeio romântico!)
* COMPRAR..Em Veneza você irá encontrar, desde lojas de souvenirs: Como colar/chaveiros/brincos/etc com pedra de Murano (Típica da região)...As famosas máscaras venezianas...à até mesmo, lojas de grifes como, Prada, Valentino, Gucci...joalherias, etc!
Lojas de souvenirs e as de máscaras, encontram-se praticamente por toda ruelita de Veneza...Principalmente na via principal, na entrada de Veneza...para quem chegar atravessando a ponte de Calatrava, que citei anteriormente...! Já as lojas refinadas, estão localizadas na Via XXII de marzo, e nos arredores dessa via ;)
***** E assim, "finalizamos" veneza, e partimos para nosso próximo destino: Florença....Toscana aí vamos nósssss!!!!!!
Então, preparados para curtir mais um roteiro desta viagem...
...FLORENÇA...
Apesar de ser "pequena", sugiro que quem for conhecer, reserve no mínimo 3 dias de sua Eurotrip, pois existem muitos pontos turísticos aí, e também terão que bater muita perna:
* FICAR...Próximo ao Duomo - Catedral Sta Maria Del Fiore...Que por sinal é líndissima, mais ainda por fora que por dentro, mas vale conferir o seu interior (se você suportar enfrentar a fila já no início da manhã).
Nesta área da cidade, é bacana, pois é uma área central, próximo á estação de trem, às lojas e cafés/bares/restaurantes.
* COMER...Não deixe de provar (aliás em toda a Itália), o sorvete de Tiramissú e o de Riso (Arroz em Italiano). Próximo à Biblioteca (que por sinal é uma edificação linda), está localizada uma sorveteria super famosa - . Vale a pena pegar a localização exata no google e conferir.
Muitos restaurantes fazem a típica promoção italiana à preço bem em conta: PIZZA "BROTINHO" INDIVIDUAL (que mais parece a nossa pizza média) + TAÇA DE VINHO DA CASA, por volta de 10 / 15 Euros. Escolha os restaurantes próximo ao carrossel, montado na Plaza...Depois de fazer umas comprinhas nas Ns lojas bacanas que estão por aí, como Zara/etc.
Mas, se você deseja sentar-se num restaurante, degustar um vinho com antepastos e depois do prato principal uma sobremesa, também não sai muito caro...Por volta de 25 Euros para um pouco mais, dependendo do estabelecimento. Escolha aqueles restaurantes em uma das ruellas estreitas para quem faz o caminho de volta ao Duomo, entre a Ponte Vechia e a Piazza della sinora.
* IR...Florença, como comentei acima, tem muitos pontos de interesse, e é linda e gostosa de caminhar...Tudo muito tranquilo, parece aquelas cidades "mineiras" com ruas estreitas de paralelepípedo. Todo canto se descobre alguma edificação ou paisagem para se apreciar, como é o caso do Cine Odeon...Super antigo e ainda em uso!
sexta-feira, 22 de abril de 2011
BARCELONA
Esse Top 10, é especialmente destinado aos arquitetos, urbanistas, designers e afins, pois afinal, falaremos um pouco sobre como explorar a cidade do aclamado arquiteto Antônio Gaudí...!
Tema da música do Queen (grupo do qual sou fã número 1 tb): BARCELONA....é linda e de uma magnitude indescritível...E, me sinto super a vontade em descreve-la nesta parte do blog e dar dicas de lugares para visitar e desfrutar, pois tive a oportunidade de estudar/morar aí por 6 meses...!
Ao contrário do que muitos pensam, Barcelona não se resume apenas os monumentos feitos por Gaudí...Nela, você vai encontrar também, edificações modernas de grandes arquitetos como Toyo Ito - Hotel em Paseo de Gracia e outras edificações...Jean Nouvel - Torre Agbar...Mies Van der Rohe - Pavilhão Alemão em Montijuic...Calatrava - Torre para Telefônica en Montjuic...Enric Miralles - Edif.Gas Natural...Entre muitos outros!
Barcelona é uma cidade grande e que precisa de tempo e disposição, quando o assunto é caminhada...Porque aí você anda muito, apesar de ter ótimas linhas de metrô e trem, que abrange praticamente a cidade toda e arredores, mas, caminhar pelas enormes quadras sombreadas desta cidade, é gratificante.
DICA...Leve a garrafinha de 1,5L de água como amiga número um, seja no inverno ou no verão!!!
Reserve pelo menos, 5 dias, para conhecer a cidade e um pouco de seus arredores...Menos que isso, é melhor não ir...Não dê uma de turista que vai para a Europa e quer conhecer 5 cidades/países em 15 dias...Isso nunca dará certo, você só vai gastar dinheiro e correr para conhecer o que você não vai conseguir mesmo!
AEROPORTOS...El Prat, é o aeroporto que fica mais bem localizado, podendo pegar um taxi (Sempre última opção para quem está na Europa e existem Ns meios de transportes mais baratos para fazer traslados aeroporto/hotel), um ônibus - que te deixa em Plaza Catalunya, ou um trem (Melhor opção para quem está com pouca mala), que te deixa na estação central - SANTS, e daí pode-se pegar alguma linha do metrô, localizado aí dentro da estação, para o seu destino.
Girona, aproximadamente 1h30 de distância de Barcelona...Os vôos que chegam/saem neste aeroporto são geralmente mais baratos - Ryanair/etc. Há uma rede de ônibus executivos - tipo airbus service - com saídas e chegadas na rodoviária de BCN),
COMPRE...Ticket do metrô de 10 viagens...Sairá mais barato e você poderá se locomover diariamente ida e retorno, sem ter que ficar comprando tickets. Uma dica de compra interessante também, é o tour no ônibus de 2 andares - para aqueles que caminhada não é bem o seu ponto forte - já que a cidade é grande e querendo ou não existem lugares bem interessantes a serem visitados que ficam distantes, e apenas com o mapa não serão visto com tanto interesse, como é o caso da Vila Olympia - onde estão concentrados algumas das partes de entretenimento local, com bares/restaurantes/lojas/pubs/baladinhas ao som de reggaeton - onde você pode entrar e sair sem ter que pagar entrada e ainda ganha um chupito (uma bebida em copinho tipo de pinga, que é oferecida em inúmeros bares e baladinhas de Barcelona)...Tudo isso, próximo ao visual praiano e ao Iate Clube de Barcelona.
O Palácio de Montijuic, que também é um ponto turístico longe e lindíssimo a ser visitado (Principalemnte à noite, onde há dias em que as fontes ficam iluminadas e trocam de cor ao som de orquestra - E o parque Guell, também longe e um pouco complicado de chegar.
Outros lugares, onde uma foto já é o bastante, e não há necessidade de descer, como é o caso da Torre Agbar, linda por sua forma e modernidade, também vale a pena optar pelo uso do ônibus de 2 andares.
FIQUE...Em um hotel em Paseo de Gracia - Bairro Eixample, pois você estará no meio de toda a movimentação da cidade, próximo aos centros comerciais/lojas, aos museus La Pedrera e La Casa Batlló, à Rambla, à Plaza Catalunya, etc, podendo se locomover seguramente de dia e à noite, seja a pé ou de metrô.
Isso não quer dizer que você não possa ficar em outros bairros, caso tenha um hotel interessante em mente, ou indicado pela sua agência de turismo...OK, mas verifique bem, para que não fique longe, pois em Barcelona o bacana é caminhar...
Existem muitos bairros bons para hospedar-se: Sag.Familia, El Born, Barceloneta, etc, apesar de alguns destes serem um pouco mais distantes do burburinho de lazer e turismo, como o Sag.Familia, mas que só de se ter a bela Catedral vista de todos as ruas do bairro (algumas em paralelepipedo, bastante arborizadas, com crianças e idosos passeando ou apreciando a paisagem dos varios banquinhos que ali existem, já é gratificante)...Porém, sugiro que, evite hotéis ou hostels localizados na Rambla, porque aí à noite não é muito seguro...Há muitos "prostíbulos", e também no Raval.
NÃO DEIXE DE IR...
* El Born, vá de dia conhecer o Museu Picasso, o Museu do Chocolate, à Igreja Santa Maria Del Mar, e à noite vá de "Tapas, Bocadillos, Chupitos y Cavas" pelos inúmeros bares e restaurantes de cada "ruellinha" existente. Um de destaque é o LA LUNA, gente bonita e ótimo custo benefício...Os famosos ORIGEN e CAL PEP...E muitos outros...O que não vai faltar é opção!
* Em Barceloneta, não deixe de ir à famosa CHAMPAGNERIA...Um local muito bacana, com "cava roja y bocadillos" deliciosos, para serem pedidos direto na barra, e degustados ali mesmo em pé...Agora, procure chegar cedo...17hs / 18hs, ou depois que desfrutar uma manhã maravilhosa na praia (artificial de Barceloneta), pois o local costuma a ficar extremamente lotado e sem chance de entrar e competir um espaço, seja na barra ou nos cantos, já que se trata de um bar estreito e comprido. Ah...Caso goste da cava, pode comprar uma ali mesmo para levar de lembrança!
* No Bairro Gótico, de dia vale a pena conhecer a Catedral, a sede da Prefeitura, ande pela rua Bisbe onde nesta ruella há uma passarela em estilo gótico flamejante linda, que interliga duas edificações, e sempre há também à noite aí, um casal ou grupo de dançarinos contemporâneos com seu som portátil, muito bacana de serem vistos durante o passeio!Fora isso, muitos bares, pubs e restaurantes, onde pode-se degustare uma cava.
* Na Rambla Catalunya, movimentada de dia e à noite, vale a pena andar (de dia) e parar nas inúmeras bancas do percurso, para ver os quadros e caricaturas feitos pelos artistas locais, ou mesmo tirar uma foto com as "estátuas humanas", na maioria das vezes muito engraçadas. No caminho - sentido ao shopping Maré Magnum e ao Porto, pare no Mercado La Boqueria, que além de lindo, tem coisas delíciosas como frutas, sucos, candles, fora coisas naturais de um mercado, carnes/etc. E o melhor, tem embalagens para levar já com garfinho e tudo, para que você possa caminhar degustando uma de suas frutas favoritas ou típicas da região.
* Plaza Catalunya, é uma parte central de Barcelona, um ponto de intersecção entre a Rambla, Paseo de Gracia - Praça ladeada por lojas/cafés/bares famosos, como Fnac, Sephora, El Cortez Ingles (Loja de departamentos com diversos andares de grifes famosas), HardRock. Aí pode-se pegar um ônibus com destino ao aeroporto, ao Ikea - loja tipo TokStok, Palácio de Montijuic, e etc, ou pegar as principais linhas de metrô, ou mesmo andar entre as lojas de grifes e museus (Pedrera/Batllo).
* Sagrada Familia...Essa é a construção mais magnífica que você pode imaginar...Até mesmo, se comparada com outras de seu porte na Europa (Pelo menos, na minha concepção!). Podemos notar e inclusive comprovar, através dos escritos e desenhos deixados por Gaudí, a preocupação com o cálculo e detalhe de cada peça contida no seu interior. E se você tiver oportunidade de estar em BCN num domingo, não perca de assistir uma missa, na área reservada às celebrações à comunidade. Claro que, isso não quer dizer que está é a oportunidade de entrar na S.F. sem pagar um ticket, mas, já pensou você assistir á uma missa na tão famosa S.F....! E ainda ter oportunidade ver um pouco do seu interior....!
Apesar de alguns dias ter muitos visitantes, vale a pena subir até o topo de uma de suas torres e observar a cidade, como Gaudí pretendia em projeto...Já que ele as criou justamente para que as embarcações fossem avistadas quando estivessem chegando.
Aos domingos, você pode entrar numa parte da Igreja onde são celebradas às missas, em horários manhã/fim de tarde.
(Bairro Sagrada Familia - Idosos e crianças ao longo dos passeios arborizados, ambiente agradável para apreciar dos 4 cantos à Linda Igreja de Gaudí, sentado em algum dos bancos ou nas mesinhas em frente aos restaurantes e cafés da região)
* Montijuic...É um lugar lindo, onde há muito que se ver. E aí que está o Pavilhão de Mies Van der Rohe - que na verdade interessará entrar mais os ligados à arquitetura. O MNAC - museu nacional de arte da catalunya, localizado dentro do Palácio, lá no topo (Sobe-se por escadas, mas ainda bem que intercala-se com escadas rolantes, para não transformar o trajeto em tortura), tem exposições gratuitas e outras pagas, e vale a pena ser conhecido só pela arquitetura linda do seu interior. Sem contar que lá no alto, na entrada do museu, há um quiosque ultra moderno, onde pode-se ver a apresentação das fontes, e apreciar a vista da cidade degustando uma cava/vinho/café.
Na parte ainda localizada na base das fontes, se concentra a maior parte das pessoas que ali vão, para apreciar o explendido jogo de luzes ao som de orquestra, e onde estão dispostos também diversas lanchonetes tipo trailers, onde pode-se comprar os famosos "Frankfurt" - Uma espécie de cachorro quente, com um pão e salsicha enormes e super saborosos (que por sinal, o melhor está na lanchonete do Estádio - Camp Nou - Que também vale muito a pena conhecer, principalmente para ver uma partida, ou mesmo, para ir ao museu do time BCN).
Montjuic é um lugar grandioso, com muitos pontos de interesses, como por exemplo toda a parte olímpica, já que aí foi realizado uma das Olímpiadas Mundiais. A antena da Telefônica, do conceituado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, pode ser vista de longe, e por ela você pode se situar e chegar até a área olímpica. Também pode-se visitar o Pueblo Español, que é uma área destinada à representar um típico povoado espanhol, com construção típica e tudo, como se fosse uma pequena vila. Necessário pagar um ticket de entrada!
* COMPRAS....
Paseo del Angele (Ruella paralela á Rambla Catalunya e continuação da Paseo de Gracia), Maré Magno (Shopping em Barceloneta e próximo ao porto) e El Cortez Ingles (Loja de departamento tipo as americanas Century 21/Sachs/Macys), são ótimos lugares para quem quer aproveitar as temporadas de "rebajas" na Europa ou mesmo se você é uma consumista assumida.
Em Paseo del Angele, você irá encontrar inúmeras lojas como Zara, HeM, Bershka, Blanco, etc. Mas, se você é fã de lojas como Dior, Diesel, Nespresso, etc, aconselho a andar em Paseo de Gracia, e não deixe de dar uma entradinha em mais 2 das obras de Gaudí "La Pedrera" e "Casa Bartló". Mas, para evitar fila, prefira ir assim que acordar, por volta das 09:00!
Se você é fã dos outlets (e esse eu aconselho a ir, mesmo sendo um pouco cansativo - É preciso pegar um trem na estação central de BCN, e descer em Granollers Centre, que dura por volta de 30min e depois pegar um taxi por mais 10/15min ou um ônibus local que te deixa e te busca na porta em determinados horários), vá ao La Roca Village...Marcas como La Perla (Compra-se lingerie por 30Euros em tempos de "rebajas", Diesel, Nike, MNG, Burberry, Lacoste, Camper, CK, etc, a preços super em conta, e o lugar é uma gracinha!
Você está mais interessado em coisas para casa...! Vá ao IKEA...Que é tipo uma TokStok e Etna da vida, porém mais melhorado. Tem coisas lindas e bem em conta. Da para ir tanto de ônibus local (super tranquilo, pega-se próx. à Plaza Catalunya e a passagem não é cara...Ou ir de metrô mesmo L1 Fondo, L2 Pep Ventura)
* ARREDORES....
Se você se programar para ficar mais de cinco dias em BCN, não deixe de ir à estas sugestões nos arredores, para conhecer um pouco do litoral - se você for na primavera/verão - ou para conhecer o mosteiro ou uma estação de esqui - se você for no outono/inverno:
Sitges...É preciso pegar um trem, e não demora mais que 30min para você chegar nesta cidadezinha do litoral, que merece um dia de visita para que aproveite uma manhã de sol na praia, um almoço leve e regado com cerveja típica strella em um dos restaurantes da orla, um passeio por suas lojas artesanais ou mesmo pela orla ou ruellitas, para apreciar a paisagem ou construção local tipicamente mediterrânea.
Monastério de Montserrat...O visual é lindo, pois fica bem no alto, podendo observar a montanha e a natureza que o cerca. Necessário se programar para duração de 1 dia também, pois precisa pegar um trem da estação na estação Plaza d´Espanya em direção à Manresa-Baixador...Duração de 1h e pouco até a chegada da estação onde pega-se uma cremalheira ou teleférico para subir até o Monastério.
* Algumas amigas do curso foram, e recomendaram! Eu não fui e me arrependo, e na minha próxima ida á BCN com certeza incluirei este passeio de 1 dia, pois fui à um mosteiro em Madrid e me encantei com o local e a cidadezinha...E olha que não é um local no alto de uma montanha...!
Para os apreciadores da Natureza, com certeza Montserrat ganha do Escorial de Madrid, pela sua localização, mas o de Madrid será uma opção bacana aos viajantes que apreciam depois de ir a um "museu", sentar numa mesinha em baixo de uma árvore nas ruellinhas de paralelepípedo, e comer uma carne típicamente argentina degustando uma boa cerveja ou um vinho!
Lloret del Mar...É um município na provincia de Girona, à 30KM daí,e à 75KM de BCN, no sul da Costa Brava (Que segundo os meus professores Catalãs diziam: "Você não deve sair da Espanha sem fazer uma viagem pela costa litorânea da Costa Brava"). Construções mediterrâneas e praias lindíssimas num percurso entre a Espanha e a França.
* Uma amiga fez esse trajeto, alugando um carro e indo até Nice na França, e realmente achou lindo! Outras, foram apenas para Lloret del Mar, já que das Ns cidadezinhas do percurso, é a que fica mais próxima de Barcelona, para quem não quer fazer uma viagem, mas apenas curtir um dia ou dois de passeio.
Vall de Nuria...Aí está localizada uma estação de esqui, que para chegar até ela, é preciso pegar um trem na estação Sants + uma cremalheira que sobe a montanha e te deixa no topo onde está localizada a estação. O passeio é um pouco cansativo...1h30 - porque a viagem de trem faz algumas paradas nas cidadezinhas entre BCN e Ribes de Fresner - tornando-se um pouco longa, mas vale muito a pena porque a paisagem de subida da cremalheira...40Min...e lá no alto na estação, é tudo realmente lindo! Da para pegar um teleférico e cruzar para brincar com a neve, mesmo aqueles que não querem esquiar, e a estação possui um bar/restaurante (que por sinal, coincidentemente nosso garçom era brasileiro), lojinha e hotel.
Mas, para quem não vai com intuito de esquiar, aconselho o passeio de ida e volta no mesmo dia, porque senão acaba ficando monótono...
Tema da música do Queen (grupo do qual sou fã número 1 tb): BARCELONA....é linda e de uma magnitude indescritível...E, me sinto super a vontade em descreve-la nesta parte do blog e dar dicas de lugares para visitar e desfrutar, pois tive a oportunidade de estudar/morar aí por 6 meses...!
Ao contrário do que muitos pensam, Barcelona não se resume apenas os monumentos feitos por Gaudí...Nela, você vai encontrar também, edificações modernas de grandes arquitetos como Toyo Ito - Hotel em Paseo de Gracia e outras edificações...Jean Nouvel - Torre Agbar...Mies Van der Rohe - Pavilhão Alemão em Montijuic...Calatrava - Torre para Telefônica en Montjuic...Enric Miralles - Edif.Gas Natural...Entre muitos outros!
Barcelona é uma cidade grande e que precisa de tempo e disposição, quando o assunto é caminhada...Porque aí você anda muito, apesar de ter ótimas linhas de metrô e trem, que abrange praticamente a cidade toda e arredores, mas, caminhar pelas enormes quadras sombreadas desta cidade, é gratificante.
(Enric Miralles - Esse edifício, é a sede do Gás Natural...Muitos devem conhecer a história em torno dele de que existe uma enfermidade da qual alguns funcionários adquiriram devido a eletricidade estática que se cria nas mesas de trabalho)
(Toyo Ito - Aí est[a a loja da Hugo Boss no térreo e o restante do edif. é destinado à um hotel de design lindíssimo...Para aqueles que adoram design vale a pena conferir - Paseo de Gracia)
(Este pavilhão, localizado no Palacio de Montijuic, é uma das obras mais célebres de Mies Van der Rohe)
Reserve pelo menos, 5 dias, para conhecer a cidade e um pouco de seus arredores...Menos que isso, é melhor não ir...Não dê uma de turista que vai para a Europa e quer conhecer 5 cidades/países em 15 dias...Isso nunca dará certo, você só vai gastar dinheiro e correr para conhecer o que você não vai conseguir mesmo!
AEROPORTOS...El Prat, é o aeroporto que fica mais bem localizado, podendo pegar um taxi (Sempre última opção para quem está na Europa e existem Ns meios de transportes mais baratos para fazer traslados aeroporto/hotel), um ônibus - que te deixa em Plaza Catalunya, ou um trem (Melhor opção para quem está com pouca mala), que te deixa na estação central - SANTS, e daí pode-se pegar alguma linha do metrô, localizado aí dentro da estação, para o seu destino.
Girona, aproximadamente 1h30 de distância de Barcelona...Os vôos que chegam/saem neste aeroporto são geralmente mais baratos - Ryanair/etc. Há uma rede de ônibus executivos - tipo airbus service - com saídas e chegadas na rodoviária de BCN),
COMPRE...Ticket do metrô de 10 viagens...Sairá mais barato e você poderá se locomover diariamente ida e retorno, sem ter que ficar comprando tickets. Uma dica de compra interessante também, é o tour no ônibus de 2 andares - para aqueles que caminhada não é bem o seu ponto forte - já que a cidade é grande e querendo ou não existem lugares bem interessantes a serem visitados que ficam distantes, e apenas com o mapa não serão visto com tanto interesse, como é o caso da Vila Olympia - onde estão concentrados algumas das partes de entretenimento local, com bares/restaurantes/lojas/pubs/baladinhas ao som de reggaeton - onde você pode entrar e sair sem ter que pagar entrada e ainda ganha um chupito (uma bebida em copinho tipo de pinga, que é oferecida em inúmeros bares e baladinhas de Barcelona)...Tudo isso, próximo ao visual praiano e ao Iate Clube de Barcelona.
(Villa Olympia - Estas duas torres brancas são as chamadas torres Mapfre, um edif. comercial altamente tecnologico. E esta entradinha em madeira, dará numa escada temática que nos leva a um dos bares/restaurantes mais bacanas, dos localizados na orla. Com camas futtons enormes cercadas por cortinas, para ficar mais reservado com a turma ou seu amor, ou por mesas e cadeiras tradicionais de um restaurante com tema de Buddah)
O Palácio de Montijuic, que também é um ponto turístico longe e lindíssimo a ser visitado (Principalemnte à noite, onde há dias em que as fontes ficam iluminadas e trocam de cor ao som de orquestra - E o parque Guell, também longe e um pouco complicado de chegar.
(Parque Guell - Nos dias de sol, passe protetor e vá de chapéu, pois não é um tipico parque totalmente ensolarado, e a parte do mirante para apreciar a vista do horizonte "infinito" de BCN não possui árborização nenhuma)
(Palácio de Montijuic - Quase todos os dias com 2 ou 3 horários no fim de tarde e noitinha, as fontes são ligadas e possui um show a parte de luzes ao som de orquestra, e você pode sentar comprar uma bebida - inclusive espumante - mais petiscos como cachorro-quente e batatinhas, e sentar seja nas escadas, bancos, ou mesmo nos barzinhos/lanchonetes)
Isso não quer dizer que você não possa ficar em outros bairros, caso tenha um hotel interessante em mente, ou indicado pela sua agência de turismo...OK, mas verifique bem, para que não fique longe, pois em Barcelona o bacana é caminhar...
Existem muitos bairros bons para hospedar-se: Sag.Familia, El Born, Barceloneta, etc, apesar de alguns destes serem um pouco mais distantes do burburinho de lazer e turismo, como o Sag.Familia, mas que só de se ter a bela Catedral vista de todos as ruas do bairro (algumas em paralelepipedo, bastante arborizadas, com crianças e idosos passeando ou apreciando a paisagem dos varios banquinhos que ali existem, já é gratificante)...Porém, sugiro que, evite hotéis ou hostels localizados na Rambla, porque aí à noite não é muito seguro...Há muitos "prostíbulos", e também no Raval.
NÃO DEIXE DE IR...
* El Born, vá de dia conhecer o Museu Picasso, o Museu do Chocolate, à Igreja Santa Maria Del Mar, e à noite vá de "Tapas, Bocadillos, Chupitos y Cavas" pelos inúmeros bares e restaurantes de cada "ruellinha" existente. Um de destaque é o LA LUNA, gente bonita e ótimo custo benefício...Os famosos ORIGEN e CAL PEP...E muitos outros...O que não vai faltar é opção!
(Praia em Barceloneta - Não se assuste se de repente, alguém se despir e resolver tomar um solzinho ou dar um mergulho de roupa íntima...rs)
(Terraço La Pedrera - Vista magnífica da cidade... Da para observar vários pontos turísticos: Sag.Familia, Torre Agbar, etc)
Apesar de alguns dias ter muitos visitantes, vale a pena subir até o topo de uma de suas torres e observar a cidade, como Gaudí pretendia em projeto...Já que ele as criou justamente para que as embarcações fossem avistadas quando estivessem chegando.
Aos domingos, você pode entrar numa parte da Igreja onde são celebradas às missas, em horários manhã/fim de tarde.
(Bairro Sagrada Familia - Idosos e crianças ao longo dos passeios arborizados, ambiente agradável para apreciar dos 4 cantos à Linda Igreja de Gaudí, sentado em algum dos bancos ou nas mesinhas em frente aos restaurantes e cafés da região)
(O melhor FIDEUA (um macarrão bem fininho e tostadinho maravilhoso, com frutos do mar) e a melhor PAELLA que comi foi num restaurante super escondido numa ruella da Sagrada Familia...Tem um PUB muito bom também, em frente à PRAÇA GAUDI...E outro, no passeio subindo para o HOSPITAL oposto à S.F.! Fico devendo as localizações certinhas...)
(O famoso "Frankfurt" do Camp Nou...! E se você tiver oportunidade de comê-lo vendo um partido do Barça, melhor ainda!)
Paseo del Angele (Ruella paralela á Rambla Catalunya e continuação da Paseo de Gracia), Maré Magno (Shopping em Barceloneta e próximo ao porto) e El Cortez Ingles (Loja de departamento tipo as americanas Century 21/Sachs/Macys), são ótimos lugares para quem quer aproveitar as temporadas de "rebajas" na Europa ou mesmo se você é uma consumista assumida.
Em Paseo del Angele, você irá encontrar inúmeras lojas como Zara, HeM, Bershka, Blanco, etc. Mas, se você é fã de lojas como Dior, Diesel, Nespresso, etc, aconselho a andar em Paseo de Gracia, e não deixe de dar uma entradinha em mais 2 das obras de Gaudí "La Pedrera" e "Casa Bartló". Mas, para evitar fila, prefira ir assim que acordar, por volta das 09:00!
(HM - Na entrada tem uns painéis com projeções e iluminações, assim como a escada de acesso à loja...Um show a parte!)
* ARREDORES....
Se você se programar para ficar mais de cinco dias em BCN, não deixe de ir à estas sugestões nos arredores, para conhecer um pouco do litoral - se você for na primavera/verão - ou para conhecer o mosteiro ou uma estação de esqui - se você for no outono/inverno:
Sitges...É preciso pegar um trem, e não demora mais que 30min para você chegar nesta cidadezinha do litoral, que merece um dia de visita para que aproveite uma manhã de sol na praia, um almoço leve e regado com cerveja típica strella em um dos restaurantes da orla, um passeio por suas lojas artesanais ou mesmo pela orla ou ruellitas, para apreciar a paisagem ou construção local tipicamente mediterrânea.
(Na praia não tome um susto, se você avistar as pessoas cheagndo de calça jeans e tênis, e depois tirar tudo e oops: tomarem sol apenas de roupa íntima - Os europeus são muito desencanados!Com isso, não fiquei encanada, quando vi que estava de jeans e camiseta... e a minha grande amiga Panamense, teve a bondade de me emprestar uma saia longa, para que eu pudesse vesti-la e trocar a calça pelo short...rs...Isso é o que acontece na primavera européia...um friozinho e de repente um sol)
(Andar pelo calçadão é maravilhoso...De um lado a praia lotada e do outro bares e restaurantes para que você possa tomar uma "caña" para refrescar...Alé de observarmos a construção tipicamente litorânea, com aquelas fachadas bem estilo mediterrâneo)
* Algumas amigas do curso foram, e recomendaram! Eu não fui e me arrependo, e na minha próxima ida á BCN com certeza incluirei este passeio de 1 dia, pois fui à um mosteiro em Madrid e me encantei com o local e a cidadezinha...E olha que não é um local no alto de uma montanha...!
Para os apreciadores da Natureza, com certeza Montserrat ganha do Escorial de Madrid, pela sua localização, mas o de Madrid será uma opção bacana aos viajantes que apreciam depois de ir a um "museu", sentar numa mesinha em baixo de uma árvore nas ruellinhas de paralelepípedo, e comer uma carne típicamente argentina degustando uma boa cerveja ou um vinho!
Lloret del Mar...É um município na provincia de Girona, à 30KM daí,e à 75KM de BCN, no sul da Costa Brava (Que segundo os meus professores Catalãs diziam: "Você não deve sair da Espanha sem fazer uma viagem pela costa litorânea da Costa Brava"). Construções mediterrâneas e praias lindíssimas num percurso entre a Espanha e a França.
* Uma amiga fez esse trajeto, alugando um carro e indo até Nice na França, e realmente achou lindo! Outras, foram apenas para Lloret del Mar, já que das Ns cidadezinhas do percurso, é a que fica mais próxima de Barcelona, para quem não quer fazer uma viagem, mas apenas curtir um dia ou dois de passeio.
Mas, para quem não vai com intuito de esquiar, aconselho o passeio de ida e volta no mesmo dia, porque senão acaba ficando monótono...
E Barcelona...É ISSO E MUIIITO MAIS!!!!! Amo Amo Amo...E suuuper recomendo SEMPRE ;)
Gostaram das dicas...Espero que sim e que descubram muito mais em Barça!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)